Notícias
Projeto Amazonas é encerrado com cerimônia em Brasília

- Projeto Amazonas é encerrado com cerimônia em Brasília
O Projeto Amazonas se consolidou como uma das mais relevantes ações de cooperação técnica Sul-Sul no setor hídrico da região sul-americana. Durante a cerimônia foram lançados ainda - e distribuídos aos participantes - o Resumo Executivo da Fase II. Um site com os produtos e resultados da iniciativa foi igualmente divulgado.
A etapa final do projeto teve como objetivo central fortalecer a cooperação regional entre os países amazônicos e aprimorar as capacidades técnicas das instituições nacionais responsáveis pela gestão de recursos hídricos. A segunda fase, iniciada em 2017, aprofundou as ações desenvolvidas entre 2012 e 2017, durante a primeira fase.
A iniciativa reuniu representantes da Rede Amazônica de Autoridades da Água (RADA), bem como instituições parceiras, tendo contribuído de forma decisiva para o fortalecimento da gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos da Bacia Amazônica.
Durante a cerimônia de hoje, o Embaixador Ruy Pereira, Diretor da ABC, destacou que ações do Projeto Amazonas se alinharam aos princípios da Declaração de Belém, adotada na “Declaração Presidencial por ocasião da Cúpula da Amazônia – IV Reunião de Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica”, realizada em 09 de agosto de 2023.
“A Declaração reforçou a necessidade de fortalecer e harmonizar sistemas integrados de monitoramento hidrológico nos países amazônicos, de modo a aprimorar a capacidade regional de geração de alertas, sobretudo diante de eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes e cada vez mais severos”, disse o diplomata, destacando satisfação ao constatar que o projeto já incorporava tais diretrizes, antes mesmo da realização da Cúpula da Amazônia.
Já Verônica Sánchez da Cruz Rios, Diretora-Presidente da ANA, fez um balanço das ações do projeto nos últimos anos de cooperação, dando destaque a algumas mais relevantes, bem como a produtos resultantes da iniciativa. Declarou que, para a ANA, o compartilhamento de informações, em especial do monitoramento hidrológico do qual a agência é responsável, é muito recompensante.
Rios destacou ainda o legado do projeto instalado na sede da OTCA. “Acredito que o ORA seja um dos principais produtos dessa cooperação, que nos permite monitorar, olhar e entender o que está acontecendo na região”. O ORA (Observatório Regional Amazônico), inspirado na Sala de Situação da ANA, é um centro de referência de informações sobre a Amazônia, uma plataforma para coletar, organizar e disseminar dados sobre biodiversidade, recursos hídricos, florestas, povos indígenas e questões socioambientais da região.
O Secretário-Geral da Secretaria Permanente da OTCA, Martín von Hildebrand agradeceu a parceria com a ABC e com a ANA, dando ênfase ao fato de que a cooperação é um elemento fundamental para que os países da região - Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela – possam se desenvolver juntos no tema. "O Projeto Amazonas fortalece a capacidade dos oito países amazônicos de monitorar, compreender e gerir a água de forma integrada. Ele gerou dados, redes e estudos que hoje alimentam o Observatório Regional Amazônico, transformando informação técnica em conhecimento acessível para a tomada de decisão. Essa integração só foi possível graças à parceria estratégica com a ANA e à cooperação da ABC, que impulsionaram a consolidação desse legado regional", declarou.
Resultados
Para alcançar os resultados apresentados, as atividades foram estruturadas em três eixos que orientaram a execução da Fase II: o primeiro promoveu o intercâmbio de informações e experiências para a gestão dos recursos hídricos na Bacia Amazônica; o segundo apoiou a estruturação de uma Rede Regional de Monitoramento voltada ao intercâmbio de informações hidrológicas, hidrometeorológicas e de qualidade de água; e o terceiro dedicou-se à capacitação de técnicos e especialistas dos órgãos gestores de recursos hídricos da região.
Ao longo de sua implementação, a iniciativa se consolidou como um espaço de intercâmbio de conhecimentos, desenvolvimento de capacidades técnicas e integração de informações hidrológicas e climáticas, contribuindo para fortalecer a governança hídrica e a capacidade de resposta dos países diante dos efeitos das mudanças climáticas, que cada vez mais registram secas severas e inundações de proporções desastrosas, como as que foram constatadas no ano de 2024.
Brasil-OTCA
O Programa Brasil-OTCA contempla dois projetos estruturantes: além da Fase II do Projeto Amazonas, hoje concluído, segue em implementação o projeto de apoio à elaboração e execução da Agenda Estratégica de Cooperação Amazônica (AECA). Essas iniciativas evidenciam os esforços do Brasil em apoiar a construção de instrumentos estratégicos que orientem políticas públicas e processos decisórios voltados ao desenvolvimento sustentável da região.

- Projeto Amazonas é encerrado com cerimônia em Brasília

- Projeto Amazonas é encerrado com cerimônia em Brasília

- Projeto Amazonas é encerrado com cerimônia em Brasília