Notícias
Projeto +Algodão: artesãs da Bolívia e do Paraguai transformam algodão em arte

- Artesãs da Bolívia e do Paraguai transformam algodão em arte
No Paraguai, Carolina Giménez, de 57 anos, mãe solteira de dois filhos, mantém viva a tradição do Ao Po´i, o tecido fino típico de Yataity, reconhecido como traje oficial do país. Artesã há décadas, Carolina vende suas peças em feiras e espaços culturais e participa de um comitê de artesãos que fortalece a troca de experiências e a preservação de saberes. Para ela, o bordado é uma forma de conexão com suas raízes e de transmissão cultural às novas gerações.
María e Carolina participaram do desfile “A América Latina se veste de algodão”, em Brasília, em 2024, que destacou o processo artesanal do algodão, do cultivo ao bordado, e o papel das mulheres rurais como guardiãs dos saberes ancestrais. Ambas fazem parte da Rede Latino-Americana de Mulheres Algodoeiras, iniciativa apoiada pelo projeto +Algodão, que promove empoderamento feminino, sustentabilidade e valorização da cadeia algodoeira.
O projeto +Algodão, desenvolvido desde 2013 no âmbito da parceria de cooperação Sul-Sul entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e seis países parceiros, fortalece a produção de algodão e gera fontes de renda para agricultoras e artesãs, resgatando saberes tradicionais e promovendo meios de vida sustentáveis. O algodão, sustento de 24 milhões de agricultores e de mais de 100 milhões de famílias no mundo, também é celebrado no Dia Mundial do Algodão, em 7 de outubro, cujo tema de 2025 é “O tecido de nossas vidas”.
Dia Mundial do Algodão
Em 2021, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 7 de outubro como o Dia Mundial do Algodão, reconhecendo seus benefícios únicos. O objetivo é dar maior visibilidade ao setor algodoeiro e aumentar a conscientização sobre seu papel no desenvolvimento econômico, no comércio internacional e na redução da pobreza em territórios ao redor do mundo. O algodão é a segunda fibra mais utilizada globalmente, entre fibras vegetais, animais e sintéticas. Além de promover meios de vida sustentáveis, impulsiona o empoderamento das mulheres, o emprego de jovens e o acesso a trabalho decente.