Notícias
Poliomielite: ministro da saúde palestino recebe vacinas brasileiras

- O Brasil doou à Autoridade Palestina 100 mil doses de vacina contra a poliomielite
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que infecta crianças e adultos, podendo acarretar paralisia dos membros inferiores. A vacinação é a única forma possível de prevenção.
Os estoques palestinos de vacinas contra a poliomielite estavam esgotados, o que foi amenizado pela doação humanitária brasileira. O último caso de poliomielite foi registrado em 1999. Em 2024, no entanto, registrou-se um novo caso na Faixa de Gaza, segundo o UNICEF.
A cerimônia oficial de entrega da doação humanitária brasileira foi realizada no dia 10 de julho corrente, na sede do Ministério da Saúde da Autoridade Palestina, em Ramala, e contou com a presença do chefe do escritório de representação do Brasil, Ministro João Marcelo Queiroz Soares; do Ministro da Palestina, Maged Abu Ramadan; e da Representante Especial do UNICEF para a Palestina, Jean Gough.
O ministro Ramadan disse que "as vacinas são um investimento do Brasil no desenvolvimento da Palestina e na vida das crianças palestinas, futuro do nosso país”, afirmou.
O UNICEF facilitou a logística de entrega das vacinas após a chegada da carga ao Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, em 29 de maio passado. Ademais, emitiu nota expressando que a doação em apreço reflete a importância das parcerias globais no apoio à saúde pública e na garantia de que toda criança tenha uma vida saudável, com direito humano básico.
A carga foi liberada em 4 de junho e levada até os armazéns daquele ministério na cidade de Nablus, na Cisjordânia.
A operação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) apoio da Secretaria da Receita Federal, da Embaixada do Brasil em Tel Aviv e do UNICEF.