Notícias
Plataforma on-line reúne ações internacionais inovadoras de combate à fome

- Plataforma on-line reúne ações internacionais inovadoras de combate à fome
A ferramenta, lançada no último mês de julho, foi apresentada para países da América Latina e do Caribe durante a Semana da Amazônia, que ocorreu de 2 a 4 de setembro, em Manaus. O laboratório foi apresentado durante o painel “Habitar a Amazônia, Alimentar o Futuro” que reuniu cinco países e 16 cidades, com representação de todas as capitais do norte do Brasil.
A Coordenadora-Geral de Promoção da Alimentação Saudável do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Gisele Bortolini, falou sobre o AlimentaLAB aos presentes do painel. “Temos muitos desafios nas diferentes vertentes dos sistemas alimentares amazônicos, desde os modos de produção, formas de distribuição, consumo alimentar, perdas e desperdícios”, reforçou. “Mas além dos desafios, soluções que podem ser compartilhadas para proteger a floresta, a biodiversidade e fortalecer, ainda, a agroecologia”.
O laboratório é uma iniciativa de cooperação técnica conjunta que tem como objetivo identificar e divulgar experiências, por meio da cooperação Sul-Sul. A ação, cuja construção foi coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do MDS, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), é executada em parceria com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil.
A ação faz parte de um projeto de cooperação mais amplo, o InovaSAN, construído pela parceria entre a ABC, o MDS e o CdE/WFP, cujo objetivo é contribuir para a promoção da alimentação saudável e adequada entre países do Sul Global, estimulando a construção de sistemas alimentares mais resilientes às mudanças climáticas.
Acervo Digital
Durante webinário de lançamento, ocorrido em julho último, a plataforma digital Prosas foi lançada. “A nossa intenção, com o AlimentaLAB, é constituir um acervo digital público e gratuito com experiências em políticas públicas inovadoras, que contribuam para o fortalecimento de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis e aprimoramento das políticas públicas para pavimentar o caminho do desenvolvimento sustentável”, afirmou Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS. Ela destacou que os países do Sul Global possuem desafios semelhantes e a cooperação Sul-Sul tem permitido a troca de experiências sobre políticas públicas bem-sucedidas.
A intenção do AlimentaLAB é criar um banco de soluções reais identificadas que possam ser adaptadas e multiplicadas, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional por meio da cooperação Sul-Sul.
Cooperação
A Embaixadora Luiza Lopes da Silva, diretora adjunta da ABC, reforçou o espírito de aprendizado mútuo da iniciativa: “Nós vamos tentar nos beneficiar ao máximo das experiências e políticas públicas sobre os sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis de outros países. Esse laboratório é uma sofisticação sobre uma área básica, que é um direito humano fundamental”.
Já Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência Contra a Fome do WFP no Brasil, destacou que o projeto reforça o compromisso da instituição no fortalecimento das políticas públicas. “O programa InovaSAN, do qual o AlimentaLAB faz parte, cria pontes, que é a solução para que a gente desenvolva um mundo muito mais saudável, muito mais igualitário e em paz”, afirmou.
O Problema e a Solução
O edital do AlimentaLAB destaca que os sistemas alimentares hegemônicos atuais, que privilegiam os ultraprocessados, são um dos principais motores das desigualdades, da insegurança alimentar, de todas as formas de má nutrição e ainda impactam negativamente o meio ambiente.
A proposta do laboratório é contrapor esse modelo fomentando iniciativas que tornem a cadeia de produção, distribuição, armazenamento e consumo de alimentos mais resiliente às mudanças climáticas e mais orientada para a saúde da população.
Para mais informações e enviar sua experiência consulte o site do AlimentaLAB em: https://abre.ai/nwJC