Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
ABC - Agência Brasileira de Cooperação
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Ações e Programas
      • Cooperação do Exterior para o Brasil
      • Cooperação do Brasil para o Exterior
      • Projetos
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
      • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e Transferências
      • Extrato de Acordo de Cooperação
      • Taxa de administração
      • Termos de Execução Descentralizada (TED)
    • Informações Classificadas
      • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Quem é Quem
      • Organograma
      • Apresentação
      • História
    • Licitações e Contratos
      • Licitações e Contratos
    • Participação Social
      • Participação Social
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
      • Receitas e Despesas
    • Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Servidores
      • Servidores
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Notícias
    • Cooperação Técnica
      • Cooperação Técnica
      • Histórico
      • Vertentes da Cooperação Técnica
      • Acordos Vigentes
      • Manuais
    • Cooperação Humanitária
      • Cooperação Humanitária
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
    • Redes Sociais
      • Facebook
      • Twitter
      • Instagram
      • YouTube
      • Flickr
    • Logomarcas Institucionais
      • Logomarcas Institucionais
    • Fotos e vídeos
      • Imagens
      • Vídeos
    • Páginas de Projetos
      • Semeando capacidades
  • Composição
    • Direção
      • Direção
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania (CGAA)
    • Cooperação Técnica com Países de Língua Oficial Portuguesa (CGPALOP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - América Latina, Caribe e Europa (CGAE)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica Multilateral (CGMULT)
    • Cooperação Técnica Trilateral Sul-Sul com Organismos Internacionais (CGTRI)
    • Cooperação Técnica com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CGCPLP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos (CGTP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária (CGCH)
    • Coordenação-Geral de Planejamento e Comunicação (CGPCOM)
    • Coordenação-Geral de Administração e Orçamento (CGAO)
    • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
      • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
  • OCID
    • Observatório para Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID)
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias Nutrição e educação: uma combinação vencedora
Info

Notícias

Nutrição e educação: uma combinação vencedora

Programas de alimentação escolar em El Salvador melhoram hábitos alimentares do país
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 15/05/2022 10h00 Atualizado em 15/07/2024 10h36

WhatsApp Image 2022-05-25 at 09.04.20.jpeg Há alguns anos, a cantina escolar de Vanesa Cárcamo vendia apenas bebidas açucaradas, sanduíches com gordura saturada e salgadinhos com alto teor de sal e poucos nutrientes. Vanesa, como todos os estudantes do Complexo Educacional Cantón San Isidro, em Izalco, El Salvador, não via problema: afinal, a comida era saborosa. No entanto, não sabia o quão prejudicial seria aquela alimentação para sua saúde e seu futuro. “ Antes não tínhamos uma alimentação saudável, focada sobre nossa nutrição ” , lembra Vanesa, de 17 anos. “ Não entendíamos o efeito da comida em nosso corpo e não sabíamos que 'junk food' era ruim para nós, para a nossa saúde ”.

Essa realidade mudou. A cantina escolar agora serve a todos os estudantes, dos 4 aos 18 anos, refeições saudáveis e nutritivas, confeccionadas com produtos locais, como legumes e frutas. Alguns dos ingredientes são da horta da escola, mantida pelos próprios estudantes. A maior mudança, no entanto, é que todos sabem a diferença entre alimentos saudáveis e não saudáveis e, com isso, se esforçam para manter uma dieta nutritiva.

Em 2014, a realidade começou a mudar para Vanesa e os outros 1.500 estudantes do Complexo Educacional Cantón San Isidro quando a escola passou a receber apoio do projeto de cooperação Sul-Sul trilateral “Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e Caribe”, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A iniciativa busca consolidar e fortalecer os programas nacionais de alimentação escolar nos países da região a partir da experiência brasileira, vinculando as práticas educativas com a formação de hábitos alimentares saudáveis e o envolvimento das comunidades escolares familiar na proposta de escola sustentável.

Em El Salvador, 38% dos estudantes dos primeiros níveis escolares estão acima do peso ou obesos. Diego Recalde, representante da FAO no país, explica a importância do projeto: " Em El Salvador temos trabalhado em conjunto com a Cooperação Brasil-FAO e o Ministério da Educação para fortalecer os programas de alimentação escolar por meio da capacitação de professores, estudantes e assistência técnica para formulação de políticas, conforme a Lei de Alimentação Escolar ” , destaca.

A iniciativa visa estimular a participação das comunidades locais, educar os jovens sobre alimentação e nutrição, oferecer cardápios saudáveis, utilizar hortas escolares como ferramentas educativas e adquirir ingredientes de agricultores familiares locais. O Complexo Educacional Cantón San Isidro também selecionou vários estudantes para se tornarem embaixadores de hábitos alimentares saudáveis, como parte da iniciativa “Jovens Facilitadores da Nutrição e da Segurança Alimentar”, para ajudar a difundir a mensagem entre seus pares. Além disso, a horta escolar tornou-se uma sala de aula viva para o aprendizado prático, captando a atenção de estudantes, pais e professores.

Vanesa confirma: “ É muito importante ter essas questões de alimentação e nutrição escolar no currículo. Agora temos clareza sobre o que devemos e não devemos comer no dia a dia e isso é um conhecimento para a vida ”, afirma. " Se este projeto não tivesse sido lançado, eu nunca teria começado a comer de forma saudável. " Aliás, usando o conhecimento que aprendeu na horta da escola, Vanesa também criou uma horta em casa. “ Fizemos uma horta em casa e nossa alimentação mudou muito. A horta é vital para nós, e é disso que eu mais gosto. Nós comemos muitos vegetais que nós mesmos cultivamos . ”

Comunidade saudável

O diretor da escola, Manuel Guerrero, fala sobre a diferença que essas mudanças fizeram na saúde de seus estudantes. Sua escola tornou-se um modelo de boas práticas alimentares e nutricionais e uma referência nacional que mostra os benefícios da metodologia da iniciativa Escolas Sustentáveis: “ Nossos estudantes mudaram de atitude em relação à alimentação. Eles aprenderam a distinguir entre boa e má nutrição”, comenta, acrescentando que isso lhes permitiu escolher o tipo de comida que comem não apenas na escola, mas também em casa, com suas famílias. Alguns pais também ajudam a cuidar das hortas escolares, envolvendo toda a família no fomento de hábitos saudáveis. Graças à iniciativa das hortas escolares, Manuel conta que há "maior frequência das crianças na escola, maior participação das famílias e maior interesse dos estudantes" .

Alimentação escolar melhorada

Atualmente existem 450 “Escolas Sustentáveis” em El Salvador e Vanessa é um dos cerca de 148 mil estudantes que se beneficiaram desta iniciativa. Segundo Najla Veloso, coordenadora do projeto pela FAO, a implementação da metodologia fortaleceu a política nacional de alimentação escolar e melhorou " a educação e a saúde das crianças em mais de 23 mil escolas em 13 países da América Latina e Caribe, oferecendo melhores condições de aprendizagem, maior permanência nas escolas e garantia do direito humano à alimentação adequada para 1,6 milhão de estudantes ”.

Para Cecília Malaguti do Padro, responsável pela cooperação Sul-Sul trilateral com organismos internacionais da ABC, a metodologia de Escolas Sustentáveis tem apoiado as escolas da América Latina e do Caribe a se organizarem, a partir de uma base diferenciada com uma visão integrada, sendo, sem dúvida, um caso de sucesso para cooperação técnica brasileira, haja vista o enorme salto na quantidade de escolas – de 3193 (2017) e para 23.385 (2021)- que adotaram a metodologia na região, tal como aponta um estudo de 2022 organizado pela iniciativa.

WhatsApp Image 2022-05-25 at 09.04.20 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-05-25 at 09.04.19 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-05-25 at 09.04.19.jpeg

WhatsApp Image 2022-05-25 at 09.04.19 (2).jpeg WhatsApp Image 2022-05-25 at 09.04.20 (2).jpeg

Comunicações e Transparência Pública
Tags: El Salvador Projeto de Cooperação Sul-Sul Trilateral Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e CaribeCooperação Brasil-FAO
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Ações e Programas
      • Cooperação do Exterior para o Brasil
      • Cooperação do Brasil para o Exterior
      • Projetos
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
      • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e Transferências
      • Extrato de Acordo de Cooperação
      • Taxa de administração
      • Termos de Execução Descentralizada (TED)
    • Informações Classificadas
      • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Quem é Quem
      • Organograma
      • Apresentação
      • História
    • Licitações e Contratos
      • Licitações e Contratos
    • Participação Social
      • Participação Social
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
      • Receitas e Despesas
    • Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Servidores
      • Servidores
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Notícias
    • Cooperação Técnica
      • Cooperação Técnica
      • Histórico
      • Vertentes da Cooperação Técnica
      • Acordos Vigentes
      • Manuais
    • Cooperação Humanitária
      • Cooperação Humanitária
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
    • Redes Sociais
      • Facebook
      • Twitter
      • Instagram
      • YouTube
      • Flickr
    • Logomarcas Institucionais
      • Logomarcas Institucionais
    • Fotos e vídeos
      • Imagens
      • Vídeos
    • Páginas de Projetos
      • Semeando capacidades
  • Composição
    • Direção
      • Direção
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania (CGAA)
    • Cooperação Técnica com Países de Língua Oficial Portuguesa (CGPALOP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - América Latina, Caribe e Europa (CGAE)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica Multilateral (CGMULT)
    • Cooperação Técnica Trilateral Sul-Sul com Organismos Internacionais (CGTRI)
    • Cooperação Técnica com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CGCPLP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos (CGTP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária (CGCH)
    • Coordenação-Geral de Planejamento e Comunicação (CGPCOM)
    • Coordenação-Geral de Administração e Orçamento (CGAO)
    • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
      • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
  • OCID
    • Observatório para Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID)
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca