Notícias
Modelo brasileiro de alimentação escolar é destaque em evento da ONU na Espanha

- Brasil reforça compromisso com a cooperação internacional no tema e com o fortalecimento de políticas públicas de países da CPLP
A atividade integrou a programação paralela à Reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Financiamento Sustentável (FfD4) e foi organizada pelo governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério de Relações Exteriores, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP).
No evento, o FNDE apresentou a estrutura legal e institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), considerado referência internacional por sua abrangência, sustentabilidade e impacto social.
O diretor de Ações Educacionais do Fundo, Anderson Sampaio Santos, apresentou os pilares do PNAE, enfatizando que o programa é totalmente financiado pelo Governo Federal, com recursos garantidos por lei. Ele destacou que 30% do orçamento do PNAE deve ser destinado à compra de alimentos da agricultura familiar, fortalecendo os sistemas alimentares locais e promovendo o desenvolvimento rural.
Durante o evento, o diretor da ABC, Embaixador Ruy Pereira, destacou o papel estratégico de três iniciativas centrais apoiadas pelo Brasil na agenda global de segurança alimentar: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, criada sob a presidência brasileira do G20 para promover soluções concretas, e que tem a alimentação escolar como uma de suas políticas de referência; a Coalizão Global pela Alimentação Escolar, copresidida pelo Brasil e que reúne hoje 109 países e mais de 140 parceiros, cuja II Cúpula acontecerá em setembro de 2025, em Fortaleza; e a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), presente em 18 países da América Latina e Caribe, viabilizada pelo Brasil em parceria com a FAO. As três iniciativas reforçam o compromisso brasileiro com o financiamento sustentável de políticas públicas voltadas ao combate à fome e à promoção do desenvolvimento.
O evento contou ainda com a participação de Kevin Watkins, da Coalizão para a Alimentação Escolar, que defendeu uma abordagem intersetorial e maior compromisso político para garantir o financiamento sustentável das políticas de alimentação escolar. A representante da FAO, Najla Veloso, reforçou a importância da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) na América Latina e no Caribe.
Durante o evento, autoridades da Indonésia e de São Tomé e Príncipe reafirmaram o compromisso com o fortalecimento da alimentação escolar.
O diretor de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores da Indonésia, Tri Purnajaya, compartilhou os planos do país para ampliar significativamente os investimentos em alimentação escolar. Ele destacou o apoio técnico prestado pelo WFP na elaboração de programas sensíveis à nutrição, segurança alimentar e compras públicas, além da importância de projetos-piloto.
Purnajaya também demonstrou interesse em fortalecer parcerias internacionais, incluindo mecanismos de financiamento inovadores e plataformas de compartilhamento de conhecimento.
A ministra dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Ilza Amado Vaz, também participou ativamente da sessão e compartilhou experiências do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), considerado modelo na África Ocidental. Ela destacou o apoio político nacional e os desafios de financiamento de longo prazo, ressaltando a necessidade de soluções ambientalmente responsáveis, como o uso de tecnologias limpas para preparo das refeições escolares.
Moderada por Leticia do Valle, do Centro de Excelência do WFP no Brasil, a sessão também teve a participação virtual de Ana Carolina Baez, diretora de Saúde e Nutrição da República Dominicana. O encontro reforçou a relevância da cooperação Sul-Sul e do modelo brasileiro como inspiração para países da África, da Ásia, da América Latina e do Caribe no enfrentamento à fome e no fortalecimento da educação pública.