Notícias
Moçambique recebe capacitação sobre Censos Digitais

- Moçambique recebe capacitação sobre Censos Digitais
A iniciativa integra a Fase II do Projeto Centros de Referência, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o UNFPA Brasil. O conteúdo técnico é ministrado pela Agência Nacional de Demografia e Estatística do Senegal (ANSD) e pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INECV), com apoio e supervisão técnica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A abertura foi conduzida por Sua Excelência, presidente do INE de Moçambique, Dra. Mônica Magaua, e contou com a presença do representante-adjunto do UNFPA em Moçambique, Walter Mendonça Filho, além de especialistas dos países participantes. Na ocasião, a Dra. Magaua destacou a importância do Dia Mundial da Estatística e ressaltou o valor da formação para o bom andamento do Censo moçambicano.
Os representantes do Senegal e de Cabo Verde lembraram a trajetória conjunta entre os institutos africanos e o IBGE na implementação dos censos digitais, resultado da cooperação Sul-Sul entre os três países. A assessora da Coordenação-Geral das Operações Censitárias do IBGE, Luciana Prazeres, destacou a continuidade da parceria: “A primeira fase do projeto permitiu que o Brasil compartilhasse sua metodologia com o Senegal e Cabo Verde, e agora avançamos para apoiar novos países que realizarão seus censos digitais.”

- João Luiz Clementino
Os temas abordados durante a capacitação incluem cartografia censitária aplicada à coleta eletrônica de dados, arquitetura e segurança da informação, desenvolvimento de aplicativos e questionários eletrônicos, centralização e anonimização dos dados do censo, comunicação e sensibilização da sociedade, disseminação dos dados e a transição do papel para a coleta digital, com destaque para as lições aprendidas nesse processo.
O Projeto Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrônica de Dados na África – Fase II integra o Programa de Parceria Brasil–UNFPA para a Promoção da Cooperação Sul-Sul, iniciado em 2023, e tem como objetivo ampliar o impacto da primeira fase, engajando novos países africanos no desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias para a coleta digital de dados, fortalecendo a produção de estatísticas de qualidade no continente.

- Moçambique recebe capacitação sobre Censos Digitais