Notícias
Moçambique conclui capacitação em coleta eletrônica de dados no âmbito do projeto “Centros de Referência”

- Moçambique conclui capacitação em coleta eletrônica de dados no âmbito do projeto “Centros de Referência”
A atividade integra a segunda fase do projeto “Centros de Referência em Coleta Eletrônica de Dados em África” implementado entre o governo do Brasil – por meio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), e conta com apoio técnico do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INECV) e da Agência Nacional de Estatística e Demografia do Senegal (ANSD).
Durante a Fase I (2016-2019), foram realizadas missões técnicas entre os três institutos sobre a metodologia de coleta eletrônica de dados para realização de Censos, inspirado na experiência do IBGE na rodada 2010.
“Essa capacitação representa a consolidação de Cabo Verde e Senegal como centros de referência. A ABC, o UNFPA e o IBGE agora saem do protagonismo, o que representa exatamente aquilo que se espera de um projeto de cooperação Sul-Sul: a sustentabilidade das ações, com o desenvolvimento das capacidades locais”, afirmou João Luiz Clementino, representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O analista destacou ainda que o intercâmbio entre os países africanos deve permanecer ativo, e que novas oportunidades de cooperação bilateral entre Cabo Verde, Senegal e Moçambique devem surgir futuramente.
O representante da Agência Nacional de Estatística e Demografia do Senegal (ANSD), Sr. Papa Diop, agradeceu a organização do treinamento por parte do Programa de Parceria Brasil-UNFPA, e destacou a importância da troca de experiências entre os países africanos lusófonos. “É uma satisfação poder contribuir para a capacitação dos colegas do INE de Moçambique”, disse.
Já o Sr. João Pina, representante do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INECV), reforçou o espírito colaborativo que orienta o projeto. “O propósito dos Centros de Referência é partilhar conhecimento no âmbito da cooperação Sul-Sul, com base no princípio de adaptação a cada realidade nacional, e não na imposição de modelos”, afirmou. “Estamos abertos a futuras parcerias e esperamos que as recomendações apresentadas possam ser colocadas em prática”, concluiu.
Luciana Prazeres, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacou a riqueza das trocas durante as duas semanas de formação. “Em nome do IBGE, considero que a iniciativa dos Centros de Referência é um sucesso. Os países que adotaram a metodologia de coleta digital estão plenamente capacitados e em constante aprimoramento”, observou. “Vejo o mesmo caminho para Moçambique e desejo muito sucesso ao Recenseamento Geral da População de 2027”, completou.
Pedro Pinheiro, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), lembrou que Cabo Verde e Senegal, há poucos anos, também participaram de capacitações semelhantes e hoje são referência no continente. “Os dados censitários são fundamentais para conhecer as populações, especialmente as mais vulneráveis”, destacou, reafirmando a disposição do UNFPA em seguir apoiando as iniciativas no país e na região.
Representando a presidente do INE, Dra. Mónica Magaua, o diretor nacional de Censos, Dr. Alexandre Marrupi, ressaltou a importância da atualização dos dados para a formulação de políticas públicas em Moçambique. Ele também reconheceu o valor da cooperação no processo de aprendizagem. “No início, havia receio de que os países parceiros não aceitassem o convite”, contou. “Mas sabíamos que os países dos Centros de Referência não nos negariam apoio. Eu já conhecia a experiência do Brasil, mas fiquei surpreendido ao ver o quanto Cabo Verde e Senegal avançaram na coleta digital de dados”, afirmou, agradecendo a presença de todas as delegações.
O Projeto
O projeto "Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrônica de Dados na África – Fase II" insere-se no Programa de Parceria Brasil-UNFPA para a Promoção da Cooperação Sul-Sul, iniciado em janeiro de 2023. O objetivo é ampliar o impacto da primeira fase do projeto e engajar novos países e parceiros estratégicos no desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias para a coleta eletrônica de dados, promovendo avanços na produção de estatísticas de qualidade na África.

- Moçambique conclui capacitação em coleta eletrônica de dados no âmbito do projeto “Centros de Referência”

- Moçambique conclui capacitação em coleta eletrônica de dados no âmbito do projeto “Centros de Referência”

- Moçambique conclui capacitação em coleta eletrônica de dados no âmbito do projeto “Centros de Referência”

- Moçambique conclui capacitação em coleta eletrônica de dados no âmbito do projeto “Centros de Referência”