Notícias
Missão encerra com êxito projeto trilateral Brasil–Japão–Moçambique na área de gestão hospitalar

- Missão encerra com êxito projeto trilateral Brasil–Japão–Moçambique na área de gestão hospitalar
A iniciativa envolveu o Governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e da Associação Paulista de Medicina (APM); o Governo de Moçambique, por meio do Ministério da Saúde (MISAU) e do Hospital Central de Maputo (HCM); e o Governo do Japão, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Executado entre 2022 e 2025, o projeto atendeu demanda moçambicana com o objetivo de fortalecer a gestão hospitalar e a qualidade dos serviços de saúde, junto a equipes do MISAU e do HCM. Para esse fim, promoveu adaptação de boas práticas do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil à realidade moçambicana. As ações foram estruturadas em quatro eixos principais: gestão hospitalar e qualidade; sistema de referência e contrarreferência; capacitações técnicas especializadas; e, apoio à revisão de normas e padronizações do sistema nacional de saúde.
No Hospital Central de Maputo, foram realizadas capacitações, autoavaliações e a implantação do Modelo de Gestão do programa “Compromisso com a Qualidade Hospitalar” (CQH). Essas ações resultaram na padronização de protocolos clínicos e assistenciais, na elaboração de planos de contingência e no fortalecimento da cultura de melhoria contínua. O projeto também contribuiu para a organização da gestão de clínicas estratégicas, como Neonatologia, Imagiologia e Unidade de Cuidados Intensivos, com avanços na segurança do paciente, na gestão de leitos e na qualificação das equipes.
Outro resultado relevante foi o fortalecimento do sistema de referência e contrarreferência, inspirado na experiência brasileira de regulação do SUS. A iniciativa incluiu capacitações técnicas, mapeamento da rede assistencial da Grande Maputo e a homologação de normas nacionais pelo MISAU, que organizam o fluxo de pacientes, contribuindo para a redução da sobrecarga dos serviços de urgência e para o uso mais eficiente dos recursos do sistema de saúde.
Ao longo da execução dessa iniciativa, foram capacitados 139 técnicos moçambicanos, com atividades presenciais, ações online e visitas técnicas a instituições de saúde de referência no estado de São Paulo.
A missão de encerramento, incluindo a reunião final do Comitê de Coordenação Conjunta, permitiu avaliar os resultados alcançados pelo projeto, identificar desafios remanescentes e discutir a sustentabilidade das ações, reforçando o papel da cooperação técnica trilateral como instrumento para apoio ao aperfeiçoamento de políticas públicas setoriais, ao fortalecimento técnico-institucional e à melhoria dos serviços públicos de saúde em Moçambique.

- Missão encerra com êxito projeto trilateral Brasil–Japão–Moçambique na área de gestão hospitalar

- Missão encerra com êxito projeto trilateral Brasil–Japão–Moçambique na área de gestão hospitalar