Notícias
Missão brasileira discutirá bioenergia com países do Sudeste Asiático
Entre 25 de julho e 8 de agosto, ua delegação brasileira percorrerá três países do Sudeste Asiático para fortalecer a cooperação em bioenergia. Realizada no âmbito da Iniciativa Brasil-ASEAN de Cooperação em Bioenergia, a ação tem como objetivo principal promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre políticas públicas, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade no setor.
A missão é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. A comitiva inclui especialistas do Programa FAPESP de bioenergia, Instituto Agronômico de Campinas e Universidade de Campinas (Unicamp). A agenda prevê encontros com órgãos governamentais, centros de pesquisa e associações do setor privado na Indonésia, Singapura e Vietnã.
Entre os destaques da programação estão visitas ao Centro de Energia da ASEAN em Jacarta, à Autoridade Marítima e Portuária de Singapura e à Academia de Ciências Agrícolas do Vietnã. Os debates abordarão temas como pesquisa e desenvolvimento de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), combustíveis sustentáveis para o transporte marítimo, políticas públicas e marco regulatório da bioenergia.
A iniciativa reforça a posição do Brasil como referência global em bioenergia e abre novas perspectivas para parcerias com os países do Sudeste Asiático, região que vem ampliando seus investimentos em energias renováveis. A missão também contribuirá para um relatório a ser elaborado pelo programa de bioenergia da FAPESP, com especialistas do centro de energia da ASEAN, em associação com contrapartes de bioenergia da Agência Nacional de Bioenergia.