Notícias
Manaus sedia Semana da Amazônia para fortalecer cooperação internacional e enfrentar desafios climáticos e sociais

- Semana da Amazônia: Desenvolvimento Rural Sustentável e Transformação dos Sistemas Agroalimentares”
A iniciativa busca consolidar uma agenda comum de cooperação sul-sul para a Amazônia, com foco na agricultura familiar, na segurança alimentar e nutricional, na bioeconomia e na governança da terra, reforçando os compromissos assumidos na Declaração de Belém, em 2023, e preparando o caminho para a COP30, que será realizada em Belém, em 2025.
A mesa de abertura contou com a participação de Fernanda Machiavelli, secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Cesar Aldrighi, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Silvia Becerra, diretora de Capacidades e Geração de Renda do Ministério da Agricultura da Colômbia, na presidência pro tempore da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA); Ruy Pereira, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores; Jorge Meza, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil; e Jessica Noemi Benavides Salazar, representante da Aliança pela Soberania Alimentar dos Povos da América Latina e do Caribe.
A programação inclui eventos paralelos com foco nos seguintes temas: 1) III Diálogo Técnico Regional sobre Bioeconomia Amazônica; 2) governança da terra; 3) sistemas agroalimentares; 4) Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), sob a presidência pro tempore do Brasil. A iniciativa reforça o papel da cooperação internacional brasileira no combate à fome, na promoção da segurança alimentar e nutricional e no enfrentamento das mudanças climáticas.
Em sua fala, Fernanda Machiavelli, secretária-executiva do MDA, ressaltou a importância de fortalecer políticas para a agricultura familiar como estratégia para enfrentar a crise climática: “estamos falando de um dos biomas mais ricos do mundo, sem o qual não há vida humana no planeta. E, ao mesmo tempo, temos índices altíssimos de insegurança alimentar, desigualdade, crise climática. A agricultura familiar é a solução para o desafio climático. Precisamos pautar na COP30 a transformação dos sistemas agroalimentares e valorizar os saberes tradicionais como parte da resposta à crise ambiental”.
Cesar Aldrighi, Presidente do INCRA, destacou os avanços recentes e a importância da cooperação internacional: “Celebramos hoje o informe da FAO que demonstra que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome. Para o INCRA, a cooperação sul-sul é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e da região, melhorando políticas públicas e a qualidade de vida da população”.
O Diretor da ABC, Embaixador Ruy Pereira, relembrou os compromissos assumidos na Cúpula da Amazônia, bem como o papel estratégico da segurança alimentar e nutricional na agenda da ABC: “A cooperação internacional é uma ferramenta potente. Em Manaus, temos a oportunidade de transformá-la em ação concreta para promover a segurança alimentar e combater a desigualdade”.
Silvia Becerra, da OTCA, ressaltou a relação entre biodiversidade e desenvolvimento: “precisamos consolidar economias para a vida e para a biodiversidade, promovendo economias comunitárias e processos de restauração ecológica.” Jessica Benavides Salazar, por sua vez, reforçou a centralidade dos povos amazônicos: “A governança da terra na Amazônia não pode se limitar a decisões técnicas. É um processo participativo e justo, que deve colocar os povos da floresta no centro”.
Jorge Meza, representante da FAO no Brasil, destacou o papel do Brasil na cooperação internacional: “a cooperação Brasil–FAO fortaleceu a integração regional, permitindo avanços significativos no combate à fome e na agricultura familiar, com a circulação de políticas eficazes em toda a América Latina e no Caribe”.
Criado em 2008, o Programa de Cooperação Sul-Sul Trilateral Brasil–FAO apoia países da América Latina e do Caribe no desenvolvimento de políticas estruturantes em áreas como agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, governança fundiária, desenvolvimento rural e sistemas agroalimentares. A iniciativa contribui para os compromissos globais da Agenda 2030, da Década da Agricultura Familiar e dos acordos climáticos.

- Semana da Amazônia: Desenvolvimento Rural Sustentável e Transformação dos Sistemas Agroalimentares”

- Semana da Amazônia: Desenvolvimento Rural Sustentável e Transformação dos Sistemas Agroalimentares”

- Semana da Amazônia: Desenvolvimento Rural Sustentável e Transformação dos Sistemas Agroalimentares”