Notícias
Incêndios florestais: Brasil envia ajuda humanitária ao Equador

- Incêndios florestais: Brasil envia ajuda humanitária ao Equador
O ato formal de entrega da citada doação ocorreu no dia 21 de março passado, na sede do Ministério das Relações Exteriores e Mobilidade Humana do Equador, em Quito. Participaram a Chanceler Gabriela Sommerfeld, a Subsecretária Nacional de Gestão de Riscos, Andrea Hermenegildo, e o Embaixador do Brasil no Equador, Flávio Damico, além de diplomatas dos dois países.
Durante o ato, a Chanceler Sommerfeld realçou a parceria entre os dois países no “Programa Amazônia sem Fogo” e reafirmou o compromisso comum ante os desafios da mudança do clima. Ademais, recordou o apoio recebido do Brasil durante a pandemia da COVID-19. Por sua vez, a Senhora Hermenegildo agradeceu o gesto humanitário brasileiro, ressaltando o reforço trazido pelos itens doados ao monitoramento do clima e à melhoria do acesso à água em regiões impactadas por incêndios florestais.
O Embaixador Flávio Damico ressaltou que a assistência humanitária brasileira segue os princípios das Nações Unidas para a cooperação humanitária internacional, que preconiza a conexão das ações emergenciais com a recuperação e o desenvolvimento econômico de comunidades afetadas por desastres. “Por essa razão também, adquirimos os bens doados em mercados nacionais equatorianos, fortalecendo a economia local”, disse.
A ação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, e contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Quito.