Notícias
II Curso para Diplomatas dos Estados-Membros da CPLP é realizado no Brasil
O Brasil recebe, entre os dias 22 e 31 de agosto, o II Curso para Diplomatas dos Estados-Membros da CPLP. A formação, que tem sessões no Rio de Janeiro e em Brasília, é uma iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) , em parceria com a Subsecretaria-Geral de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) .
O Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , Embaixador João Almino, participou do curso tendo proferido, no dia 22 de agosto, a palestra “Presidência Brasileira da CPLP”.
O evento tem o objetivo de promover o conhecimento mútuo, o intercâmbio de ideias e a aproximação entre as chancelarias dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) : Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A Presidência Brasileira da CPLP
O Brasil assumiu a presidência de turno da CPLP em 1º de novembro de 2016 e elegeu o tema "A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável" como seu norteador. Essa escolha permitiu uma maior aproximação da agenda de trabalho da CPLP com a agenda global. O mandato brasileiro foi finalizado em julho de 2018.
Para o Embaixador João Almino, o Brasil intensificou os esforços para a promoção da cooperação no âmbito da CPLP: “ Ao longo dos 18 meses de exercício da Presidência brasileira fomos testemunhas de que a cooperação, um dos objetivos da CPLP, pôs em marcha processos de desenvolvimento de capacidades, que certamente contribuíram e contribuirão para o alcance dos objetivos preconizados na Agenda 2030 ”.
Atualmente, a CPLP conta com presidência pró-tempere de Cabo Verde, sob o tema “As Pessoas. A Cultura. Os Oceanos”.
A CPLP
Constituída em 1996, a CPLP tem como objetivo central “reforçar os laços de solidariedade e de cooperação que os unem, conjugando iniciativas para a promoção do desenvolvimento econômico social dos seus povos”.
Considerando a importância do tema “cooperação” para a consolidação das ações da CPLP, a ABC vem trabalhando para aumentar a coordenação dos esforços empreendidos pela Comunidade e pelos Estados membros em prol do desenvolvimento. Para o Embaixador João Almino, “ os PALOPs e Timor-Leste são os principais parceiros da cooperação Sul-Sul do Brasil, como demonstra a história da ABC, tanto pelo número de projetos realizados, pelo volume de recursos financeiros investidos, como pelo número de instituições brasileiras envolvidas. Os motivos da relevância dessa parceria na pauta da cooperação brasileira são vários e de cunhos diferentes, tais como: a proximidade cultural, a história e a língua em comum ”.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)

