Notícias
FNDE, ABC e Centro de Excelência promovem reality show na TV Band com merendeiros indígenas, quilombolas e ribeirinhos
O reality show Escola de Sabores, estrelado por merendeiras e merendeiros de comunidades tradicionais, é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), desenvolvida com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, e do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil. 
O programa será exibido na Band e no canal Sabor & Arte e tem como objetivo valorizar e dar visibilidade ao trabalho dos profissionais merendeiros, nutricionistas e gestores da alimentação escolar.
Com os mesmos diretores do Master Chef, esta edição do reality show mostrará receitas desenvolvidas por merendeiras e merendeiros de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos. O programa também conta como é a vida nessas comunidades, valorizando os saberes desses profissionais e o seu papel na alimentação escolar de milhões de estudantes brasileiros, em várias regiões do país.
Com exibição às 12h na Band, e às 21h no canal Sabor & Arte, a atração terá oito episódios semanais, sempre aos sábados, com reexibição aos domingos, às 20h, no canal Terraviva.
Cada episódio trará desafios culinários que refletem nas escolas e nos territórios, tradições e ingredientes locais de cada grupo, lançando luz sobre realidades pouco retratadas na televisão.
Convidados especiais
O reality é também uma plataforma de visibilidade para personagens reais e vozes tradicionais que atuam na linha de frente da alimentação escolar da rede pública de ensino.
A cada episódio, chefs e artistas convidados renomados do universo gastronômico se unem ao júri para avaliar provas que possuem pratos ancestrais, receitas com reaproveitamento de ingredientes, bem como sobremesas saudáveis.
O Escola de Sabores marca a nova fase do projeto sobre merendeiras e merendeiros, que já teve três temporadas anteriores em diferentes formatos, incluindo o reality Vida de Merendeira, exibido em 2024 pelo canal Sabor & Arte.
Agora, com direção artística refinada, estrutura competitiva e foco narrativo ampliado, a produção valoriza a alimentação escolar como pilar da educação, da saúde e reforça a importância da cultura alimentar dos povos indígenas quilombolas e ribeirinhos, além de mostrar a dimensão da troca de experiências por meio da cooperação Sul-Sul, já que o reality contou com a participação de representantes de Honduras e São Tomé e Príncipe (STP), países com os quais o Brasil desenvolve projetos na área de alimentação escolar.
