Notícias
Especialistas da OIT e do Brasil participam de encontro sobre trabalho decente e justiça social em Lisboa

- OIT Brasil academia em Portugal_2025
O encontro foi realizado no contexto global de mudanças tecnológicas, ambientais, sociais e econômicas, que impactam diretamente o mundo do trabalho. O evento teve como objetivo promover debates e a troca de experiências entre os países lusófonos acerca da coordenação de políticas de emprego, proteção social e formação profissional, buscando soluções integradas para os desafios contemporâneos.
Entre os temas dos diálogos, estiveram debates sobre políticas inovadoras para efetivação de direitos no mundo do trabalho em transição; criação de empregos e capacitação na era da digitalização e economia verde; e sobre dados e indicadores do mercado de trabalho e proteção social. Espera-se que o evento possa ser a base de um marco significativo no fortalecimento das políticas de emprego e proteção social nos países lusófonos.
Participaram dos debates e das trocas de experiência representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Escritório da OIT para o Brasil e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Brasil).
Durante o evento, foi realizada a “Feira de Conhecimento”, na qual foram apresentadas boas práticas sobre temas relevantes para o mundo do trabalho, entre elas o Programa de cooperação Sul-Sul da parceria entre o Brasil e a OIT: 'Justiça Social para o Sul Global'.
A parceria Brasil-OIT é uma colaboração estratégica entre a OIT e o governo brasileiro para promover o desenvolvimento sustentável e o trabalho decente no mundo em desenvolvimentoi. Desde 2009, já alcançou mais de 40 países com cerca de 20 projetos e um investimento superior a 27 milhões de dólares.