Notícias
CPLP: VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental é aberto em Manaus

- CPLP VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental é aberto em Manaus/ Foto: Janailton Falcao - Segov
A Ministra Andréia Rigueira, chefe de gabinete da diretoria da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, participou da abertura do evento, que contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Durante a abertura, a ministra Marina Silva falou sobre a união dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para melhor discutir o tema. “Uma rede de educação ambiental em países de língua portuguesa é um espaço onde exercitamos essa proximidade cultural, unidos pela mesma língua (com suas diferenças). Que bom ter essa intimidade! Mas também aprendemos a dialogar com outras línguas e formas de existência”.
Já a Ministra Rigueira salientou que o tema da oitava edição do Congresso, “Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver” é oportuno e urgente, tendo em vista a “a importância de potencializar as juventudes para liderar discussões e ações relacionadas à mudança do clima. A ABC se posiciona como parceira estratégica, pronta para facilitar, apoiar e colaborar com iniciativas que se alinhem com os ideais do desenvolvimento sustentável”, completou.
Temas
O congresso aborda temas críticos para os países da CPLP, incluindo: ações locais contra a emergência climática; estratégias de adaptação e mitigação baseadas em realidades comunitárias; educação ambiental como política pública: integração de práticas sustentáveis em currículos escolares e projetos governamentais; juventude e liderança climática - o papel das novas gerações na implementação da Década da Juventude da CPLP (2026-2036); saberes tradicionais e biodiversidade - diálogos entre conhecimentos indígenas e científicos para a conservação de biomas como a Amazônia e o Arquipélago dos Bijagós (Guiné-Bissau); cooperação internacional - projetos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) em países africanos e insulares, como capacitação de educadores e proteção de áreas ameaçadas.
Além dos debates, o evento inclui uma série de oficinas sobre “educomunicação” e monitoramento ambiental; visitas técnicas a áreas de conservação em Manaus; lançamento de documento com diretrizes de educação ambiental para a CPLP, que será levado à COP30 (Belém/2025).
Participaram da abertura do Congresso: Clara Justino, representando o Secretariado Executivo da CPLP; Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt - Secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), em representação do Ministro da Educação, Camilo Santana; Joaquim Ramos Pinto, Coordenador da Rede Lusófona de Educação Ambiental; Cláudia Coelho, representante da Rede Brasileira de Educação Ambiental.

- Ministra Andréia Rigueira,chefe de gabinete da diretoria da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores/ Foto: Lucas Silva - Amazonastur

- ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva/ Foto: Janailton Falcao - Segov