Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
ABC - Agência Brasileira de Cooperação
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • mei
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Ações e Programas
      • Cooperação do Exterior para o Brasil
      • Cooperação do Brasil para o Exterior
      • Projetos
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
      • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e Transferências
      • Extrato de Acordo de Cooperação
      • Taxa de administração
      • Termos de Execução Descentralizada (TED)
    • Informações Classificadas
      • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Quem é Quem
      • Organograma
      • Apresentação
      • História
    • Licitações e Contratos
      • Licitações e Contratos
    • Participação Social
      • Participação Social
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
      • Receitas e Despesas
    • Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Servidores
      • Servidores
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Notícias
    • Cooperação Técnica
      • Cooperação Técnica
      • Histórico
      • Vertentes da Cooperação Técnica
      • Acordos Vigentes
      • Manuais
    • Cooperação Humanitária
      • Cooperação Humanitária
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
    • Redes Sociais
      • Facebook
      • Twitter
      • Instagram
      • YouTube
      • Flickr
    • Logomarcas Institucionais
      • Logomarcas Institucionais
    • Fotos e vídeos
      • Imagens
      • Vídeos
    • Páginas de Projetos
      • Semeando capacidades
  • Composição
    • Direção
      • Direção
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania (CGAA)
    • Cooperação Técnica com Países de Língua Oficial Portuguesa (CGPALOP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - América Latina, Caribe e Europa (CGAE)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica Multilateral (CGMULT)
    • Cooperação Técnica Trilateral Sul-Sul com Organismos Internacionais (CGTRI)
    • Cooperação Técnica com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CGCPLP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos (CGTP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária (CGCH)
    • Coordenação-Geral de Planejamento e Comunicação (CGPCOM)
    • Coordenação-Geral de Administração e Orçamento (CGAO)
    • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
      • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
  • OCID
    • Observatório para Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID)
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias Cotton Victoria: resultados e avanços na 3ª reunião do Comitê Gestor do projeto
Info

Notícias

Cotton Victoria: resultados e avanços na 3ª reunião do Comitê Gestor do projeto

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 12/04/2019 00h00 Atualizado em 11/04/2023 16h46

Cotton Victoria.jpeg Foi realizada, no último mês de março, em Mwanza, capital da Tanzânia, a 3ª Reunião do Comitê Gestor do Projeto Regional de Fortalecimento do Setor Algodoeiro na Bacia do Lago Victoria , iniciativa de cooperação técnica que envolve ações no Burundi, Quênia e Tanzânia. O grupo, que se reúne anualmente, é responsável pelo acompanhamento, planejamento e deliberações relacionadas com a iniciativa. A reunião foi aberta pelo Vice-Ministro da Agricultura da Tanzânia, Innocent Lugha Bushungwa, e pelo Embaixador do Brasil no país africano, Antonio Augusto Martins Cesar. Em suas palavras, o representante do governo brasileiro sublinhou que o referido projeto é considerado uma das mais importantes iniciativas da cooperação do Brasil com países da África Oriental.

Ao longo da semana de trabalhos e visitas técnicas, as delegações do Burundi, Quênia e Tanzânia trocaram impressões e fizeram apresentações sobre o andamento do projeto em cada um dos países e os desafios que têm enfrentado.

Do lado brasileiro, o professor Antônio Carlos Fraga, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) , fez interativa apresentação sobre fertilidade dos solos nos três países, com base em dados colhidos pela própria UFLA e por instituições parceiras. Os estudos apontaram para solos que necessitam correção de pH e reposição de nutrientes em diferentes percentuais por país, sendo os solos no Quênia, por comparação, os que necessitam menos intervenção. O propósito do estudo foi o de sugerir ações de correção e de fertilização adequadas, com vistas ao aumento da produtividade de algodão. A UFLA é a instituição parceira brasileira responsável pelo compartilhamento do conhecimento técnico com as instituições dos países participantes no projeto.

A UFLA conduziu,ainda, debate sobre as regras de certificação e de produção de sementes nos três países, visando potencializar o grau de germinação das mesmas. O professor Fraga sublinhou a importância de cada país selecionar e trabalhar criteriosamente suas áreas de produção de sementes, referindo que podem contar com o apoio dos especialistas brasileiros. Desafiou, assim, os países africanos a estabelecerem cooperação científica entre eles e a eventualmente trocar material genético.

As características da fibra do algodão para utilização pela indústria têxtil também foram debatidas, tais como cumprimento, espessura e maturidade. A UFLA apresentou análise - com participação da COGERCO, no Burundi, e da AMIPA/Minas Cotton, no Brasil - de fibras do algodão produzidas naquele país que concluiu que as amostras testadas tinham valor de mercado similar ao do algodão produzido no norte de Minas Gerais, por apresentarem características dentro dos padrões internacionais.

Os integrantes da 3ª reunião realizaram, também, visita a campos de plantações em Usagara, Mondo e Hungumalwa, nos quais agricultores locais aplicaram algumas das técnicas sugeridas pela UFLA, transmitidas por extensionistas treinados pelo projeto. Os resultados variaram de campo para campo, inclusive conforme características do terreno, mas foram considerados muito satisfatórios pelo pessoal técnicos e pelas delegações visitantes, embora haja margem para melhoramento. Os professores da UFLA ficaram satisfeitos em constatar a capacidade de difusão dos conhecimentos que se evidencia na região. Vários outros lotes, plantados com algodão, evidenciam o potencial do setor, mas foi possível observar significativa diferença entre as parcelas onde técnicas novas foram utilizadas e aquelas em que o plantio foi feito de forma tradicional.

Ao término da semana de trabalho, parte da delegação da ABC seguiu para o Burundi, para prosseguir missão de monitoramento e treinamento em coleta e análise de dados, à qual uniu-se a especialista da UFLA, que realizará, naquele país, e posteriormente na Tanzânia, monitoramento das unidades demonstrativas do projeto e treinamento em matéria de controle integrado de pragas.

O "Projeto Regional de Fortalecimento do Setor Algodoeiro na Bacia do Lago Victoria", que envolve Quênia, Tanzânia e Burundi, iniciou-se em 2016. A iniciativa é desenvolvida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com a UFLA, referência nacional em Ciências Agronômicas e em melhoramento da cultura do algodão, e conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) . O propósito do Cotton Victoria é o de ampliar a capacidade de utilização, tanto das instituições como dos recursos humanos, de tecnologias mais avançadas para a produção do algodão, respeitando as particularidades locais de cada país.

Cotton Victoria 1.jpeg

Cotton Victoria 2.jpeg

Cotton Victoria 3.jpeg

Cotton Victoria 4.jpeg

Cotton Victoria 5.jpeg

Cotton Victoria 6.jpeg

Cotton Victoria 7.jpeg

Cotton Victoria 8.jpeg

Cotton Victoria 9.jpeg

Cotton Victoria 10.jpeg

Cotton Victoria 11.jpeg

Tags: TanzâniaCooperação Técnica Cooperação do Brasil com Países da África OrientalUFLA
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Ações e Programas
      • Cooperação do Exterior para o Brasil
      • Cooperação do Brasil para o Exterior
      • Projetos
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
      • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e Transferências
      • Extrato de Acordo de Cooperação
      • Taxa de administração
      • Termos de Execução Descentralizada (TED)
    • Informações Classificadas
      • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Quem é Quem
      • Organograma
      • Apresentação
      • História
    • Licitações e Contratos
      • Licitações e Contratos
    • Participação Social
      • Participação Social
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
      • Receitas e Despesas
    • Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Servidores
      • Servidores
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Notícias
    • Cooperação Técnica
      • Cooperação Técnica
      • Histórico
      • Vertentes da Cooperação Técnica
      • Acordos Vigentes
      • Manuais
    • Cooperação Humanitária
      • Cooperação Humanitária
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
    • Redes Sociais
      • Facebook
      • Twitter
      • Instagram
      • YouTube
      • Flickr
    • Logomarcas Institucionais
      • Logomarcas Institucionais
    • Fotos e vídeos
      • Imagens
      • Vídeos
    • Páginas de Projetos
      • Semeando capacidades
  • Composição
    • Direção
      • Direção
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania (CGAA)
    • Cooperação Técnica com Países de Língua Oficial Portuguesa (CGPALOP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - América Latina, Caribe e Europa (CGAE)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica Multilateral (CGMULT)
    • Cooperação Técnica Trilateral Sul-Sul com Organismos Internacionais (CGTRI)
    • Cooperação Técnica com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CGCPLP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos (CGTP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária (CGCH)
    • Coordenação-Geral de Planejamento e Comunicação (CGPCOM)
    • Coordenação-Geral de Administração e Orçamento (CGAO)
    • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
      • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
  • OCID
    • Observatório para Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID)
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca