Notícias
Cooperação: pesquisadores de Omã conhecem controle de pragas agrícolas no Brasil

- Cooperação: pesquisadores de Omã conhecem controle de pragas agrícolas no Brasil
O objetivo da capacitação é adaptar tecnologias adotadas no Brasil no manejo do bicudo-vermelho naquele país árabe, situado na costa sudeste da Península Arábica. O bicudo-vermelho é a principal praga das tamareiras em Omã e outros países do Oriente Médio.
O treinamento é resultado de cooperação técnica entre o Brasil e Omã, coordenada por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e executada pela Embrapa.
O coordenador de projetos da Cooperação Técnica Para África, Ásia, Oceania e Oriente Médio da ABC, Antônio Junqueira, acompanhou as visitas técnicas nos dois países. Segundo Junqueira, o próximo passo da parceria envolve a transferência de tecnologia para o controle biológico das pragas, com foco na aplicação de métodos sustentáveis baseados em insumos biológicos.
O pesquisador Adenir Teodoro explicou que o bicudo vermelho é considerado a principal praga das palmeiras no mundo, sendo muito mais agressivo e devastador que a broca-do-olho presente no Brasil. “Essa troca de conhecimento com Omã deverá fortalecer não apenas o controle naquele país, mas também preparar o Brasil para conviver com a praga quando se ele vier a ser detectada nos nossos plantios”, afirmou.
Para Rashid Al Shidi, diretor de Defesa Agrícola de Omã, o principal objetivo do governo do seu país, por meio do Ministério da Agricultura, é promover a evolução dessa atividade, promovendo aliança com as instituições de pesquisa do Brasil em busca de controles efetivos para as suas pragas agrícolas mais importantes.
As equipes de especialistas visitaram laboratórios da Embrapa e conheceram amostras de insetos-praga e métodos de controle biológico e comportamental, como armadilhas de baixo custo para captura, inimigos naturais e fungos capazes de colonizar e eliminar os besouros e brocas.
As visitas de campo foram reservadas a conhecer os plantios experimentais e comerciais, a incidência de pragas nos locais e os métodos de controle aplicados em campo.
O campo experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Itaporanga d’Ajuda, no Litoral Sul de Sergipe, também foi visitado. Lá são mantidos bancos de conservação genética de coqueiros e experimentos voltados a melhoramento das plantas e sistema de produção. A delegação também conheceu fazendas de produção de dendê e coco, em Valença, na Bahia, onde equipes da Embrapa e pesquisadores parceiros vêm coletando brocas-do-olho e monitorando sua população.

- OO bicudo-vermelho é a principal praga das tamareiras em Omã e outros países do Oriente Médio

- Treinamento é fruto de parceria entre ABC e Embrapa com o Ministério da Agricultura do país árabe

- Treinamento é fruto de parceria entre ABC e Embrapa com o Ministério da Agricultura do país árabe

- Treinamento é fruto de parceria entre ABC e Embrapa com o Ministério da Agricultura do país árabe

- Cooperação: pesquisadores de Omã conhecem controle de pragas agrícolas no Brasil

- Coordenador de projetos da Cooperação Técnica Para África, Ásia, Oceania e Oriente Médio da ABC, Antônio Junqueira