Notícias
Cooperação Internacional: hospital referência para tratamento de doenças infectocontagiosas é inaugurado em Rondônia
O novo Centro de Medicina Tropical de Rondônia (CEMETRON), em Porto Velho, foi reformado como resultado de acordo de cooperação internacional com o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo da ONU especializado em infraestrutura. A obra e a ampliação do hospital atendem a uma demanda histórica de usuários e profissionais de saúde e contemplou uma área total de mais de 2 mil m². 
A cerimônia de inauguração aconteceu em 23 de janeiro. O investimento aproximado foi de R$ 19 milhões.
O governador do estado, Marcos Rocha, reforçou a importância da parceria para a execução da obra, com agilidade e eficiência na gestão dos recursos.
A diretora geral do Cemetron, Evelyn De Sousa, falou sobre a importância da reforma. “Essa obra representa muito mais do que uma estrutura de parede e piso. Significa dignidade e humanização para que os nossos profissionais possam atender os pacientes com qualidade”, disse.
Já o diretor e representante do UNOPS no Brasil, Fernando Barbieri, lembrou que a reforma irá ampliar o atendimento da população. “Ficamos muito satisfeitos em inaugurar nossa segunda obra no estado, ainda mais por se tratar de um hospital que vai ampliar sua capacidade de atendimento para beneficiar milhares de pessoas em toda a Região Norte do país”, reforçou.
Para a representante da ABC, Alda Alves da Silva, “A experiência da cooperação técnica internacional demonstra que o bem-estar de cada indivíduo está intrinsecamente ligado ao bem-estar coletivo, e iniciativas como o CEMETRON fortalecem essa rede de cuidado e solidariedade.”
Demanda
A obra de reforma e ampliação atendeu a demandas históricas de usuários e profissionais de saúde. Entre as melhorias entregues estão novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uma nova Central de Material Esterilizado — reposicionada para otimizar os fluxos assistenciais — e um novo Almoxarifado Central.
A inauguração também marcou a entrega do novo Centro Administrativo, que passa a contar com um auditório com capacidade para 100 pessoas. O espaço será destinado à realização de cursos, capacitações e atividades de formação continuada, contribuindo para o fortalecimento institucional e o desenvolvimento das equipes do hospital.
As intervenções incluíram, ainda, a implantação de uma nova Central de Utilidades, que abriga sistemas essenciais como gerador, subestação de energia e gases medicinais. A nova estrutura garante maior autonomia operacional às áreas ampliadas, sem sobrecarregar as instalações já existentes do hospital.
A servidora e coordenadora da UTI de infectologia do Cemetron, Iris Land, que completou 24 anos de trabalho no hospital, falou sobre a melhora das condições de trabalho. “Foram anos de espera por melhorias, e essa inauguração é um sonho que se torna realidade. Um ambiente adequado proporciona melhor qualidade para quem trabalha e para quem está sendo atendido, e vamos ver esse impacto positivo na vida de muitas pessoas”.
Fundado em 1989, o Cemetron é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e tropicais no Sistema Único de Saúde (SUS).