Notícias
Cooperação internacional brasileira presente em conferência no Japão

- Conferência Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento Africano (TICAD9)
No marco da conferência, a Embaixadora participou de mesa de debates sobre cooperação com a África, ao lado de representantes de agências congêneres (Tailândia, Turquia e Indonésia) e do órgão de cooperação da União Africano (AUDA-NEPAD). O público foi composto por delegações africanas e instituições públicas, acadêmicas e não-governamentais japonesas. A ampla experiência brasileira em cooperação com países africanos por meio de projetos estruturantes (com foco principal em agricultura, saúde, educação e meio ambiente) foi destaque nas discussões sobre boas práticas. Na área agrícola, deu como exemplo o compartilhamento pelo Brasil, em anos recentes, de práticas modernas de cultivo do algodão (projeto Cotton 4, que inclui atualmente 15 países africanos); na de área de segurança alimentar, mencionou o bem-sucedido modelo brasileiro de alimentação escolar - PNAE, referência mundial no tema e adaptado em mais de 80 países, como resultado da cooperação internacional brasileira.
A delegação manteve reuniões técnicas com quatro departamentos competentes da Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA, para discutir a próxima fase de expansão do programa de parceria bilateral. Na ocasião, foram propostas pela parte brasileira estratégias para estender a cooperação para novos temas estruturantes, entre os quais agricultura familiar, combate à fome, empoderamento feminino e gestão de riscos de desastres/defesa civil; a delegação brasileira propôs, ainda, seja avaliada a possibilidade de criação de sinergia entre a parceria Brasil-Japão e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a qual já definiu países prioritários para a cooperação, a partir de estudos realizados.
A agenda incluiu reunião entre o Departamento de América Latina e do Caribe da JICA e os representantes das agências de cooperação dos quatro países latino-americanos que mantêm programas de parceria com o Japão - Argentina, Brasil, Chile e México. O encontro permitiu substantiva discussão sobre os avanços recentes da cooperação trilateral e possibilidades de maior sinergia entre os projetos trilaterais de cooperação desenvolvidos pelos cinco parceiros. À luz da crescente demanda por cooperação internacional atualmente verificada, houve consenso quanto à conveniência de que os países cooperantes mantenham coordenação e unam esforços sempre que possível.
Em seguimento ao encontro, acordaram-se diversas ações a serem empreendidas pelos países parceiros nos próximos meses.

- Evento temático durante a TICAD9, sobre cooperação com a África de diferentes continentes

- Cooperação internacional brasileira presente em conferência no Japão

- Evento em Tóquio reuniu países parceiros para debater a cooperação internacional para o desenvolvimento no continente africano