Notícias
Cooperação Brasil-Haiti: unidades prisionais são modelo para o país caribenho
Em outubro de 2018, uma missão haitiana visitou unidades prisionais do Brasil, em Curitiba, Florianópolis e Chapecó, para conhecer o sistema de oficinas de trabalho implementado pelo
Departamento Penitenciário Nacional do Brasil (DEPEN)
em prisões de Santa Catarina. A visita foi realizada no âmbito do projeto "
Capacitação em Elaboração e Operacionalização de Planejamento Estratégico para o Trabalho nas
Prisões do Haiti
", que é a primeira iniciativa de cooperação internacional de que o DEPEN participa.
Os representantes haitianos tiveram a oportunidade de conhecer de perto unidades prisionais brasileiras consideradas modelos de boas práticas na organização das oficinas de trabalho para presidiários. Na ocasião eles acompanharam oficinas de trabalho e conheceram a metodologia de parcerias com a iniciativa privada. A delegação foi recebida pelo Secretário de Estado da Justiça e Cidadania e visitou sete penitenciárias de Santa Catarina. Representante da Missão das Nações Unidas para o Apoio à Justiça no Haiti também integrou a delegação.
O projeto de cooperação técnica Brasil-Haiti, coordenado pela DEPEN em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , tem o objetivo de apoiar a elaboração de uma base documental sólida que sirva como base para a implementação de oficinas de trabalho em unidades prisionais do Haiti. Este material será também um instrumento importante para angariar novas parcerias e ampliar as oficinas de trabalho em unidades prisionais no Brasil.
A expectativa é de que, no início de 2019, dois representantes do DEPEN visitem 18 unidades prisionais do Haiti para coletar as informações necessárias para a confecção de um diagnóstico, identificando potenciais espaços para a implementação de oficinas de trabalho e vocação industrial no país.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)