Notícias
Comitê de acompanhamento de projetos do programa Brasil-FAO de cooperação Sul-Sul se reúne no Chile

- Reunião comitê de acompanhamento Brasil-FAO
Essas iniciativas promovem o desenvolvimento sustentável, fortalecem capacidades institucionais e fomentam políticas públicas inclusivas, com foco na segurança alimentar, uso responsável dos recursos naturais e fortalecimento da agricultura familiar na América Latina e no Caribe.
Na ocasião, foram apresentados os resultados obtidos pelos três projetos em 2024 e aprovado o plano de trabalho para 2025. O encontro explorou, ainda, as sinergias existentes entre as iniciativas e identificou novas áreas de colaboração, alinhadas a temas prioritários, como a Aliança contra a Fome e a Pobreza lançada no G-20, a organização da COP 30 e as agendas regionais dos mecanismos de integração da América Latina e do Caribe.
Além dos representantes da ABC e da FAO, estiveram presentes os pontos focais das instituições brasileiras parceiras nessas iniciativas: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
Parceria Brasil-FAO
O governo do Brasil, por meio da ABC/MRE, e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) promovem, desde 2008, ações de cooperação Sul-Sul trilateral no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO. Com foco na promoção da agricultura sustentável e da segurança alimentar e nutricional, os projetos realizados geraram alianças frutíferas entre os países da América Latina e do Caribe.