Notícias
Com apoio da ABC, Escola de Governo e Desenvolvimento reforça cooperação regional no Chile

- A Escola de Governo e Desenvolvimento homenageia Maria da Conceição Tavares, Foto: © Agência Brasil/Antonio Cruz
Com o objetivo de fortalecer as capacidades estratégicas da região e promover um modelo de desenvolvimento mais produtivo, inclusivo e sustentável, a Escola recebeu 673 inscrições, das quais 68 participantes foram selecionados, representando 51 instituições de 11 países da América Latina e do Caribe.
Durante a etapa no Chile, os alunos participaram de 12 sessões temáticas de debate e apresentação de 32 artigos, que somaram cerca de 800 páginas com propostas inovadoras para o aprimoramento de políticas públicas e o fortalecimento institucional.
A abertura foi conduzida pelo secretário executivo da CEPAL, José Manuel Salazar-Xirinachs, pela diretora interina do Escritório da CEPAL no Brasil, Camila Gramkow, e pelo superintendente de Planejamento e Pesquisa do BNDES, Gabriel Aidar. Em sua fala, Salazar-Xirinachs destacou a importância da parceria com o Brasil e a ABC, ressaltando que a Escola representa “um projeto visionário com perspectiva latino-americana no atual contexto geopolítico global”.
Entre os destaques da programação, a ex-presidenta do Chile e ex-Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, ministrou uma aula magna sobre os desafios contemporâneos da democracia e do desenvolvimento na América Latina. Também participaram especialistas como a vice-presidenta do Banco Central do Chile, Stephany Griffith-Jones, que abordou o papel dos recursos estratégicos da região na transição verde.
Para a Agência Brasileira de Cooperação, a Escola reforça o papel do Brasil como promotor de iniciativas regionais de formação e diálogo sobre políticas públicas, evidenciando o potencial da cooperação Sul-Sul para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração latino-americana. “A Escola tem potencial para gerar impacto real nas políticas públicas da região. É um espaço de reflexão e inovação que traduz, na prática, os princípios da cooperação internacional brasileira”, destacou Alessandra Ambrosio, representante da ABC no evento.
A Escola de Governo e Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares homenageia uma das mais importantes economistas da América Latina e consolidou-se como um espaço plural de formação e debate de ideias sobre o futuro da região. A primeira edição incluiu três etapas complementares — Etapa Brasil, Etapa online e Etapa Chile — e já prepara sua segunda edição para 2026, com o objetivo de consolidar-se como um referencial regional na formação de lideranças comprometidas com o desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe.

- A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) acolheu, nos dias 29 e 30 de setembro, em sua sede em Santiago, a Etapa Chile da primeira edição da Escola de Governo e Desenvolvimento Maria da Conceição/Foto: © CEPAL

- Aula magna de Michelle Bachelet, ex-presidenta do Chile e Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos (2018–2022).Foto: © CEPAL

- José Manuel Salazar-Xirinachs, secretário executivo da CEPAL./ Foto: © CEPAL