Notícias
Centros de Formação Profissional em distritos de Moçambique
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
estiveram no fim de novembro em Moçambique para dar início à segunda fase do projeto de cooperação "Implantação do Centro de Formação Profissional Brasil-Moçambique".
A missão brasileira foi composta por representantes do SENAI e da ABC acompanhados por representantes do I nstituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) , parceiro no projeto.
O objetivo principal foi o de diagnosticar a situação atual dos Centros de Formação Profissional nos distritos de Nampula, Malema, Cuamba, e, em Maputo, coletar dados adicionais necessários à execução do projeto que visa, por meio da formação profissional de jovens, contribuir para a redução da taxa de desemprego existente nesses distritos.
Em Cuamba, o grupo visitou o Centro de Formação Profissional (CFP) e realizou medições de terreno e levantamento de recursos disponíveis como água, energia, saneamento, necessários para viabilizar o funcionamento de um centro.
Segundo o levantamento feito, a estrutura física disponível será aproveitada no projeto, mas há necessidade de reforma dos galpões com a inclusão de vestiários, reforma dos banheiros, do armazém e construção de baias para curso de instalações elétricas, além de pavimentação das áreas externas.
Na visita feita a Malema o mesmo levantamento foi realizado no CFP existente. Nesse centro, os representantes do IFPELAC sugeriram a troca dos cursos de costura, serralheria, carpintaria e instalações elétricas, previstos no projeto de cooperação, pelos cursos de mecânica automotiva, motos e equipamentos agrícolas. O pedido tem como justificativa uma adequação à demanda da região, onde está sendo desenvolvido o projeto governamental “Sustenta", de gestão integrada de agricultura e recursos naturais e com demanda de mão de obras nesses setores.
O levantamento do CFP de Nampula também foi feito pela delegação. Dos três centros que contarão com apoio brasileiro, esse é o que terá menos interferências porque já possui torre e reservatório de água e a fossa séptica já está disponível.
No CFP de Nampula ficarão concentrados os processos de compra e distribuição dos materiais aos CFPs de Malema e Cuamba. A delegação também visitou supermercados e outros possíveis fornecedores de insumos para o projeto.
Durante uma reunião na Direção Provincial das Obras Públicas Habitações e Recursos Hídricos, para levantamento de normas técnicas para as obras de infraestrutura, a delegação foi informada de que será necessária contratação de empresa específica para a fiscalização das obras.
Os Centros ministrarão, principalmente, cursos na área agrícola e de alimentos, de modo a contribuir para a superação de desafios locais. Espera-se, assim, contribuir para melhorar a dieta alimentar local, com a introdução de conceitos de manipulação segura de alimentos; sensibilizar a comunidade para uso eficiente dos recursos associados a alimentos; aumentar a oportunidade de empregabilidade no mercado; ampliar a oferta de profissionais qualificados, aumentando a competitividade do setor industrial; e em última instância, compartilhar práticas de gestão de centros de formação profissional.