Notícias
Centro de Formação Profissional Brasil–Guiné-Bissau fortalece capacitação de jovens e mulheres

- Centro de Formação Profissional Brasil–Guiné-Bissau
A iniciativa, apoiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), visa impulsionar o crescimento do setor privado na Guiné-Bissau, fortalecendo competências empreendedoras de jovens e mulheres e apoiando pequenas e médias empresas na geração de empregos. O projeto prevê a formação de até 560 beneficiários em dez áreas profissionais oferecidas pelo Centro.
A cerimônia contou com a presença do Embaixador do Brasil em Bissau, Pablo Duarte Cardoso, da Diretora-Geral do Trabalho e das Relações Laborais da Guiné-Bissau, Assucenia Seidi Donate de Barros, da Diretora Executiva da FUNDEI, Nbalia Keita Gomes, e do Diretor do CFPBGB, Nadilé Monteiro, além de outras autoridades e representantes institucionais.
O acordo integra o projeto “Centro de Formação Profissional Brasil–Guiné-Bissau – Fase III: Consolidação e Transferência de Gestão”, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e constitui um passo estratégico para a transferência da administração do Centro ao governo guineense. Em sua terceira fase, o projeto tem como objetivo estruturar e fortalecer o sistema de formação profissional da Guiné-Bissau, preparando jovens e adultos para o exercício de uma atividade produtiva e, conseqüentemente, permitir a geração de renda.