Notícias
BRICS discute gestão de riscos e desastres

- Primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Gestão de Riscos e Desastres do BRICS
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Itamaraty, foi representada pelo ministro José Solla, coordenador-geral do tema na ABC. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), representada pelo secretário Wolnei Wolff, também esteve presente, dando destaque à importância da cooperação internacional diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
“Estamos vivenciando inúmeros problemas com relação às mudanças climáticas, onde praticamente todos os países são impactados. Os desastres não têm fronteiras e afetam todos, principalmente os países mais pobres e em desenvolvimento, como é o caso do Brasil”, afirmou Wolff.
Entre os temas discutidos, destacam-se a redução de desigualdades e vulnerabilidades, o desenvolvimento de infraestrutura resiliente e a ampliação da cooperação com organismos internacionais, como o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). O grupo aprovou a elaboração de um plano de trabalho para os próximos três anos.
O secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, presente no encontro, enfatizou a importância de combater as desigualdades para reduzir vulnerabilidades. “Nossa tarefa não é apenas salvar vidas ou reduzir perdas e danos, mas garantir o desenvolvimento social e econômico das nações diante do cenário intenso de eventos climáticos”, afirmou.
O Brasil, que assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro, sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, busca alinhar as prioridades do grupo com foco no combate às desigualdades, na infraestrutura resiliente e em alertas preventivos para populações mais afetadas pela crise climática.
A próxima reunião do Grupo de Trabalho está prevista para abril, com expectativa de avançar nas discussões e consolidar parcerias estratégicas para a redução de riscos de desastres.

- Primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Gestão de Riscos e Desastres do BRICS

- Primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Gestão de Riscos e Desastres do BRICS