Notícias
Brasil reforça compromisso com a Segurança Alimentar na Cúpula Nutrition For Growth (N4G) em Paris

- Cúpula Nutrition For Growth (N4G) em Paris
A delegação brasileira será chefiada pela primeira-dama Janja Lula da Silva, e contará com representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Saúde (MS) e do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do MRE, também estará presente.
A Cúpula Nutrição para o Crescimento (Nutrition for Growth, N4G) tem como meta aumentar a segurança nutricional no mundo, por meio de alimentos de qualidade e dietas saudáveis, diversificadas e balanceadas.
Além da participação oficial na cúpula, o Brasil organizará e participará de eventos paralelos que discutirão estratégias globais para a ampliação de programas de alimentação escolar sustentável e o combate à fome e à pobreza.
Em conjunto com agências das Nações Unidas e outros parceiros, o país tem desempenhado um papel de liderança na promoção de programas de alimentação escolar sustentável, sendo um dos co-presidentes da Coalizão Global de Alimentação Escolar e promotor da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), iniciativas que demonstram a capacidade do Brasil de promover ações inovadoras para garantir o acesso universal a refeições nutritivas nas escolas.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza será uma das principais pautas da participação brasileira na Cúpula. A delegação destacará a forte convergência entre os compromissos a serem apresentados na Cúpula N4G e os objetivos da Aliança, especialmente nas áreas de alimentação escolar, proteção social e transformação dos sistemas alimentares com foco em saúde, nutrição e resiliência climática. A Aliança também será apresentada como uma plataforma concreta para apoiar a implementação e a ampliação desses compromissos em âmbito nacional, promovendo ações eficazes e coordenadas para o enfrentamento da fome e da pobreza extrema até 2030.