Notícias
Brasil recebe reconhecimento global da FAO por sua contribuição à cooperação Sul-Sul e trilateral

- Brasil recebe reconhecimento global da FAO por sua contribuição à cooperação Sul-Sul e trilateral
O prêmio, na categoria Cooperação Sul-Sul e Trilateral, reconhece parcerias que demonstram excelência na implementação de programas de cooperação e promovem o intercâmbio de conhecimentos, projetos e liderança institucional. A distinção celebra não apenas a trajetória do Brasil, mas também a força e a vitalidade da cooperação Sul-Sul trilateral, materializada no programa estabelecido com a FAO desde 2008.
A ABC, responsável por coordenar a cooperação internacional do país, recebeu o certificado em reconhecimento ao protagonismo em práticas inovadoras e à liderança técnica do Brasil na promoção da segurança alimentar, do desenvolvimento sustentável e da transformação dos sistemas agroalimentares em benefício dos países da América Latina e do Caribe.
Com a FAO, a ABC inaugurou o primeiro programa de cooperação Sul-Sul trilateral do mundo, uma modalidade inédita que complementou e ampliou a cooperação bilateral. O Programa de Cooperação Internacional Brasil–FAO atua em áreas como segurança alimentar e nutricional, alimentação escolar, agricultura familiar, desenvolvimento rural sustentável, governança da terra e, mais recentemente, nos temas de abastecimento alimentar e sistemas alimentares urbanos.
O programa conta com o apoio de diversas instituições brasileiras, entre elas o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização de Terras (Empaer-PB) e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
Além da ABC, a Embrapa também foi reconhecida pela FAO por sua contribuição técnica a diversas iniciativas, como o fortalecimento de sistemas produtivos sustentáveis da cadeia do algodão, o desenvolvimento de variedades de sementes, o controle de pragas e a difusão de tecnologias voltadas à agricultura familiar. No âmbito do projeto +Algodão, foram criados equipamentos inovadores, como a colheitadeira de uma linha, que aumenta a eficiência e a sustentabilidade da produção algodoeira.
Entre os principais resultados alcançados em 17 anos de cooperação entre o Brasil e a FAO, destacam-se a capacitação de 40 mil profissionais em alimentação escolar, beneficiando 1,6 milhão de estudantes em mais de 23 mil escolas; a criação da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), que reúne 18 países; o fortalecimento de sistemas produtivos diversificados e o apoio a mais de 14 mil famílias e 9.700 produtores no âmbito do projeto +Algodão; além do avanço em políticas públicas para a agricultura familiar e em sistemas de governança fundiária na região.
Em 2025, duas novas iniciativas reforçam essa parceria: uma voltada ao fortalecimento dos sistemas agroalimentares urbanos orientados a populações vulneráveis e outra à melhoria dos sistemas públicos de abastecimento de alimentos, ampliando ainda mais o alcance e o impacto da cooperação.