Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
ABC - Agência Brasileira de Cooperação
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Ações e Programas
      • Cooperação do Exterior para o Brasil
      • Cooperação do Brasil para o Exterior
      • Projetos
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
      • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e Transferências
      • Extrato de Acordo de Cooperação
      • Taxa de administração
      • Termos de Execução Descentralizada (TED)
    • Informações Classificadas
      • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Quem é Quem
      • Organograma
      • Apresentação
      • História
    • Licitações e Contratos
      • Licitações e Contratos
    • Participação Social
      • Participação Social
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
      • Receitas e Despesas
    • Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Servidores
      • Servidores
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Notícias
    • Cooperação Técnica
      • Cooperação Técnica
      • Histórico
      • Vertentes da Cooperação Técnica
      • Acordos Vigentes
      • Manuais
    • Cooperação Humanitária
      • Cooperação Humanitária
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
    • Redes Sociais
      • Facebook
      • Twitter
      • Instagram
      • YouTube
      • Flickr
    • Logomarcas Institucionais
      • Logomarcas Institucionais
    • Fotos e vídeos
      • Imagens
      • Vídeos
    • Páginas de Projetos
      • Semeando capacidades
  • Composição
    • Direção
      • Direção
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania (CGAA)
    • Cooperação Técnica com Países de Língua Oficial Portuguesa (CGPALOP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - América Latina, Caribe e Europa (CGAE)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica Multilateral (CGMULT)
    • Cooperação Técnica Trilateral Sul-Sul com Organismos Internacionais (CGTRI)
    • Cooperação Técnica com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CGCPLP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos (CGTP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária (CGCH)
    • Coordenação-Geral de Planejamento e Comunicação (CGPCOM)
    • Coordenação-Geral de Administração e Orçamento (CGAO)
    • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
      • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
  • OCID
    • Observatório para Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID)
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias Brasil leva expertise em algodão para a África, impulsionando desenvolvimento sustentável
Info

Notícias

Brasil leva expertise em algodão para a África, impulsionando desenvolvimento sustentável

Projetos promovem o compartilhamento de conhecimento e a adaptação de práticas agrícolas do cultivo de algodão às realidades de cada país
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 13/05/2025 15h09 Atualizado em 13/05/2025 15h17
Cretta_sementes_com e sem linter.jpg
Semenste com e sem linter
O Brasil, um dos maiores produtores de algodão do mundo, compartilha experiências e técnicas de produção agrícola por meio de projetos que visam fortalecer a cadeia produtiva dessa fibra em países africanos como Zâmbia, Senegal e Mali. Iniciativas de cooperação Sul-Sul – como o Cotton Zâmbia, Cotton Senegal e Cotton Solos, são coordenadas pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com outras instituições especializadas brasileiras, governos locais, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiamento do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). Os projetos incentivam a adaptação das práticas agrícolas compartilhadas, sobre o cultivo de algodão, às realidades de cada país parceiro.

Em 2024, uma delegação brasileira realizou missão ao Senegal para avançar com o projeto Cotton Senegal. A ida dos especialistas brasileiros foi chefiada pela ABC e contou com a parceria da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA) e o governo senegalês. Dias de campo em Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) reuniram cerca de 150 produtores locais para a troca de experiências com o plantio de sementes brasileiras e senegalesas. No local, especialistas brasileiros compartilharam técnicas produtivas de fácil implementação e úteis para o contexto senegalês.

Já no Mali, o projeto Cotton Solos tem transformado a fertilidade do solo com o uso de equipamentos agrícolas e práticas de conservação. A iniciativa forneceu equipamentos agrícolas para semeadura em propriedades de pequeno porte buscando padronizar o plantio e facilitar as ações de incremento da produtividade. O Cotton Solos é também coordenado pela ABC, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o governo do Mali.

O Cotton Zâmbia, por sua vez, reuniu especialistas brasileiros no fim de 2024 na primeira reunião do Comitê Gestor do projeto, para instalação da primeira Unidade Técnica Demonstrativa (UTD), em parceria com o Cotton Development Trust. A iniciativa busca fortalecer a cadeia de valor do algodão na Zâmbia, beneficiando cerca de 300 mil agricultores familiares. A ABC coordena mais essa iniciativa, desta vez em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

Calagache_Mulheres_crianca.jpg
Alinhamento com comunidade em Moçambique

Para o Coordenador-Geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania (CGAA) da ABC, Nelci Caixeta, os projetos implementados nesses países têm contribuído não só para o incentivo à cotonicultura, mas também para a melhoria na qualidade de vida das pessoas. “Ao aumentar seus lucros com o aumento de produção, os produtores desses países estão comendo melhor, o que contribui para a segurança alimentar e nutricional das suas famílias”, disse.

“O Programa Brasileiro de Fortalecimento do Setor Algodoeiro na África é considerado caso de sucesso da cooperação, tendo em conta que se iniciou em 2009 com quatro países (Benim, Burquina Faso, Chade e Mali - Cotton 4) e, hoje, está  presente em 18 países. O apoio técnico,  financeiro e administrativo das instituições parceiras públicas e privadas brasileiras e estrangeiras é fundamental  para avançar  no desenvolvimento  da cotonicultura no continente africano.”, completa Caixeta.

“Os resultados da cooperação entre o Brasil e os países africanos na área do algodão demonstram a importância da troca de experiências entre países do sul  e o compromisso do PNUD em apoiar globalmente as iniciativas brasileiras nessa área”, destaca o oficial de programa para cooperação Sul-Sul do PNUD no Brasil, Daniel Furst.

ABC e PNUD

 A ABC dissemina boas práticas brasileiras de cotonicultura no exterior por meio da cooperação Sul-Sul, um intercâmbio horizontal de conhecimentos e experiências entre países em desenvolvimento. Na África, com apoio do PNUD, são 18 países envolvidos em iniciativas que contribuem para o fortalecimento da cadeia produtiva do algodão, para o combate à fome e à pobreza rural e para a promoção de vidas mais dignas.

Com informações PNUD

Calagache_Bernardo_Jessica_BabyPanache.jpg
Produtores familiares
Apoio e Promoção
Tags: Distrito Federal
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Ações e Programas
      • Cooperação do Exterior para o Brasil
      • Cooperação do Brasil para o Exterior
      • Projetos
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
      • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e Transferências
      • Extrato de Acordo de Cooperação
      • Taxa de administração
      • Termos de Execução Descentralizada (TED)
    • Informações Classificadas
      • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Quem é Quem
      • Organograma
      • Apresentação
      • História
    • Licitações e Contratos
      • Licitações e Contratos
    • Participação Social
      • Participação Social
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
      • Receitas e Despesas
    • Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Servidores
      • Servidores
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Notícias
    • Cooperação Técnica
      • Cooperação Técnica
      • Histórico
      • Vertentes da Cooperação Técnica
      • Acordos Vigentes
      • Manuais
    • Cooperação Humanitária
      • Cooperação Humanitária
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
    • Redes Sociais
      • Facebook
      • Twitter
      • Instagram
      • YouTube
      • Flickr
    • Logomarcas Institucionais
      • Logomarcas Institucionais
    • Fotos e vídeos
      • Imagens
      • Vídeos
    • Páginas de Projetos
      • Semeando capacidades
  • Composição
    • Direção
      • Direção
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania (CGAA)
    • Cooperação Técnica com Países de Língua Oficial Portuguesa (CGPALOP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - América Latina, Caribe e Europa (CGAE)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica Multilateral (CGMULT)
    • Cooperação Técnica Trilateral Sul-Sul com Organismos Internacionais (CGTRI)
    • Cooperação Técnica com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CGCPLP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos (CGTP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária (CGCH)
    • Coordenação-Geral de Planejamento e Comunicação (CGPCOM)
    • Coordenação-Geral de Administração e Orçamento (CGAO)
    • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
      • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
  • OCID
    • Observatório para Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID)
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca