Notícias
Brasil, Japão e Paraguai avançam em projeto de fortalecimento da gestão hídrica no país latino-americano

- Foto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria
O projeto é fruto de uma cooperação técnica trilateral entre Brasil, Japão e Paraguai, com execução técnica da Sanepar, apoio da JICA e coordenação da ABC, do Ministério das Relações Exteriores. A iniciativa tem como objetivo apoiar o Paraguai no combate às perdas de água nos sistemas de distribuição e no aprimoramento da gestão do sistema de saneamento, fortalecendo as capacidades institucionais da ESSAP em gestão, capacitação e operação das redes.
De acordo com o analista de projetos da ABC, Josué Ferreira Nunes, a parceria é resultado de um pedido de cooperação feito pelo governo do Paraguai. “Nós redirecionamos esse pedido para a Sanepar por conta da experiência que nós já temos com ela em outros projetos, pela qualidade dos serviços oferecidos e pela excelência do corpo técnico. É uma cooperação técnica: um fortalecimento institucional por meio de treinamento dos técnicos da ESSAP”, explicou.
O presidente da ESSAP, Luis Fernando Bernal, destacou a importância do convênio. “Com essa ação conjunta, vamos estabelecer um roteiro que tem como ponto inicial um diagnóstico da nossa situação atual, sobre onde estamos e para onde queremos ir. A partir dele, poderemos fazer investimentos futuros que se traduzirão em melhor serviço de água e saneamento para o Paraguai”, afirmou.
Capacitações
As atividades do projeto foram iniciadas em 2024, quando profissionais da Sanepar participaram da Oficina de Planejamento, em Assunção, para a definição dos termos da colaboração. Nesta segunda fase, os paraguaios retribuiram a visita, onde participaram de oficinas de capacitação e troca de conhecimentos. Entre 29 de setembro e 3 de outubro, a comitiva conheceu as unidades operacionais e os principais processos de trabalho da Sanepar, assim como o programa corporativo de combate a perdas, visando replicar o modelo em todo o território paraguaio.
O projeto prevê a elaboração de um plano de capacitação da ESSAP, que será transformado em cursos disponíveis em plataforma de ensino a distância (EaD). “O ponto inovador dessa cooperação é que nós não estamos prestando uma consultoria, nós estamos construindo em conjunto com eles uma estratégia, uma metodologia de gestão de treinamentos”, reforçou o analista da ABC.
Alinhado ao Plano Nacional de Desenvolvimento Paraguai 2030, o projeto contribui diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6 (ODS 6), que busca assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos.
Sanepar
Reconhecida como exemplo nacional em inovação e infraestrutura, a Sanepar foi convidada pela ABC para dar apoio técnico e institucional à ESSAP. A companhia mantém um dos menores índices de perda de água do Brasil, com 34%, segundo o Instituto Trata Brasil — enquanto a média nacional é de 40%. Esse desempenho é resultado de investimentos em monitoramento em tempo real, uso de tecnologias de ponta para detecção de vazamentos e de um plano de manutenção preventiva de adutoras, que determina a periodicidade das inspeções dessas estruturas.
Hoje, o Paraguai tem perda de água estimada em 45%, e a intenção é reduzir esse índice para 35% em três anos, com base na experiência e no intercâmbio técnico proporcionado pelo projeto.
O cônsul-geral adjunto do Japão em Curitiba, Rei Oiwa, ressaltou que o governo japonês, a JICA, está tentando dar um apoio para o Paraguai em relação à infraestrutura de água. “Para melhorar esse trabalho, precisamos de um parceiro de confiança, que é a Sanepar. O Paraná abriga uma grande comunidade japonesa, é um parceiro comercial do Japão, e ambos sempre tiveram uma relação de mútua confiança”.
Com informações da Sanepar.

- Foto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria

- Foto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria

- Foto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria