Notícias
Brasil faz doação à Jamaica após a passagem do furacão Melissa

- Brasil faz doação à Jamaica após a passagem do furacão Melissa
A operação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Saúde, com a Embaixada do Brasil em Kingston e com o Consulado-Geral do Brasil em Miami.
Os purificadores de água foram acompanhados de painéis solares, e possuem capacidade individual de produzir mais de 5 mil litros de água por dia, com 100% de eliminação de contaminantes, inclusive bactérias e vírus. O conjunto dos equipamentos pode gerar até 100 mil litros diários, suficientes para atender em torno de 6 mil pessoas por dia, de acordo com parâmetros das Nações Unidas para situações de emergência e desastres.
Os dois kits de insumos estratégicos de saúde básica, doados pelo Ministério da Saúde (MS), por sua vez, atendem até 1.500 pessoas, por um mês. Já as sopas desidratadas nutricionais, de reconstituição fácil e instantânea, proporcionam um total de 126 mil refeições.
As doações foram divididas em duas remessas, que chegaram à Jamaica nos dias 4 e 6 de janeiro de 2026. Uma cerimônia simbólica de entrega dos itens foi realizada em 13 de janeiro, no Ministério das Relações Exteriores e do Comércio Exterior jamaicano.
A cerimônia foi presidida pela chanceler jamaicana, Kamina Smith, que manifestou reconhecimento pelo apoio brasileiro aos esforços humanitários em decorrência do furacão Melissa. A ministra enfatizou a importância da doação dos purificadores de água movidos a energia solar, uma vez que muitas localidades ainda não tiveram o fornecimento de energia elétrica restabelecido e enfrentam extrema dificuldade de acesso à água potável. A diplomata ressaltou, ainda, que as doações contribuirão para suprir necessidades básicas de diversas comunidades severamente afetadas.
O Encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil na Jamaica, Eric do Val Lacerda Sogocio, destacou o papel da ABC, responsável por centralizar o apoio brasileiro a outros países em situações de crise decorrentes de conflitos armados, desastres naturais, insegurança alimentar e outras emergências.