Notícias
Brasil, Eswatini e UNICEF fortalecem cooperação para ampliar acesso a água e saneamento

- Oficina multissetorial na sede da ONU em Essuatíni
A missão reuniu especialistas da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará (SCidades-CE), da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE) e do UNICEF Brasil.
A delegação realizou visitas de campo e reuniões técnicas com órgãos governamentais, autoridades locais, representantes comunitários, empresas e catadores de materiais recicláveis, a fim de compreender o contexto local e as áreas específas que poderiam ser contempladas no novo projeto de cooperação.
Segundo Hugo Peixoto Leão, representante da ABC, a missão consolida uma demanda de Eswatini apresentada ao Programa Brasil–UNICEF em 2022. “A cooperação brasileira se baseia na troca de experiências e no desenvolvimento de capacidades locais. As instituições brasileiras terão papel central nas atividades de capacitação, enquanto o governo de Eswatini e o UNICEF serão responsáveis pela implementação em campo”, afirmou.
A representante do UNICEF em Eswatini, Amina Mohammed, destacou que este se trata de um piloto que beneficiará as pessoas da comunidade e, ao mesmo tempo, contribuirá para os esforços gerais de aprimorar o marco normativo para garantir serviços em nível nacional. Segundo ela, a parceria com o Brasil oferecerá soluções adaptáveis ao contexto local e apoio técnico qualificado.
O projeto em construção prevê a implementação de um modelo piloto de saneamento na comunidade de Kwaluseni, inspirado no modelo brasileiro de saneamento condominial — uma solução de baixo custo e alta eficiência já aplicada com sucesso no país e em outras cooperações internacionais. A iniciativa também deve integrar ações de gestão de resíduos sólidos, formação profissional, criação de microempresas e estímulo à reciclagem, promovendo impacto social e geração de renda.
Com orçamento estimado de US$ 1 milhão e execução prevista de dois anos, a proposta representa mais um passo do Brasil no fortalecimento da cooperação Sul-Sul e em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável de países parceiros.
Fundo IBAS
O Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) foi criado em junho de 2003. O mecanismo, que congrega três grandes democracias multiétnicas do mundo em desenvolvimento, envolve coordenação política, cooperação setorial e cooperação com terceiros países, implementada pelo Fundo IBAS.
Face mais visível do Foro de Diálogo, o Fundo IBAS financia, desde 2004, projetos de infraestrutura social em países de menor desenvolvimento relativo. Seus recursos são administrados pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) e repassados aos projetos por selecionados pelo Fundo.

- Reunião multissetorial de representantes do Brasil, Essuatíni e do UNICEF

- Visita à comunidade local

- Apresentação técnica brasileira feita por Alba Lemos (FUNASA)