Notícias
Brasil envia purificadores de água ao Equador

- Brasil envia purificadores de água ao Equador
A cerimônia simbólica de entrega ocorreu, em 13 de junho, em Quito, na sede do Ministério das Relações Exteriores e Mobilidade Humana (MREMH), representado na ocasião pelo do Vice-Ministro da Cooperação Internacional, Alfonso Abdo. Participaram do ato a Ministra do Ambiente, Água e Transição Ecológica (MAATE) Maria Luisa Cruz Riofrio, da Representante da FAO no Equador, Gherda Barreo Cajina, e do gerente de áreas essenciais da Cruz Vermelha equatoriana, Jorge Arteaga e o Embaixador do Brasil em Quito, Flávio Damico.
Todo purificador doado tem capacidade de filtrar mais de 5 mil litros de água por dia, sendo o suficiente para atender cerca de 300 pessoas por um dia, com base no índice internacional definido pelas Nações Unidas, de 20 litros por dia e por pessoa.
Durante a cerimônia, o Embaixador Damico reiterou o compromisso do Brasil com a cooperação em áreas como saneamento, restauração ambiental e fortalecimento comunitário. “O Brasil tem compromisso de colaborar com o Equador para construir uma região mais resiliente, segura e próspera, de acordo com os princípios do Consenso de Brasília”, afirmou.
A Ministra Riofrio enfatizou que a doação humanitária brasileira atende ao desafio de prover água potável às populações que se tornaram vulneráveis após o desastre. A Ministra reforçou, ainda, a importância da cooperação com a ABC, inclusive em iniciativas de apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha do Equador e da FAO.
A operação de doação humanitária foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio da Secretaria da Receita Federal e da Embaixada do Brasil em Quito.

- Brasil envia purificadores de água ao Equador