Notícias
Brasil envia doações aos bombeiros de Quito

- Brasil envia doações aos bombeiros de Quito
Os purificadores de água têm capacidade de tratar mais de 5 mil litros de água por dia, o suficiente para abastecer cerca de 300 pessoas diariamente, com base nos parâmetros da ONU. Já as refeições desidratadas oferecem nutrição rápida e prática em situações de respostas a emergências.
O ato de entrega simbólica da doação humanitária brasileira ocorreu dia 30 de junho passado, na Estação nº 21 “Subtenente Jonathan Nasimba”, unidade operacional daquela corporação de bombeiros instalada no parque Bicentenário. O Embaixador do Brasil no Equador, Flávio Damico, recordou que a iniciativa humanitária brasileira materializa compromisso assumido em 2024, quando autoridades dos dois países discutiram formas de fortalecer a capacidade do Equador em emergências. Nesse sentido, reiterou que o Brasil continuará colaborando com o país vizinho, especialmente nas áreas de saúde, acesso à água potável e gestão de riscos e de desastres.
O comandante do Corpo de Bombeiros da capital equatoriana, Tenente-Coronel Esteban Cárdenas Varela, agradeceu a doação e destacou a importância da cooperação com o Brasil e com o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA) para a implementação de ações de prevenção e resposta a desastres.
A ação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, com apoio da Secretaria da Receita Federal da Embaixada do Brasil em Quito e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) no Brasil.