Notícias
Brasil envia doação para mitigar surto de cólera na Zâmbia

- Brasil envia doação para mitigar surto de cólera na Zâmbia
As doações correspondem a uma tonelada de refeições desidratadas nutricionais, três milhões de ponteiras de polipropileno, filtro hidrófobo, estéril, livres de dnase e rnase até l0mcl para uso em laboratório de análises, e 100 purificadores de água com sistema de ultrafiltração para remoção de vírus e bactérias, reduzindo em até 99,5% a turbidez da água. Cada purificador gera cerca de 5,7 mil litros de água potável por dia, não requer infraestrutura para sua utilização e tem capacidade para atender até 280 pessoas.
A cólera, doença diarreica aguda causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados, tem-se agravado na Zâmbia devido à falta de acesso a saneamento básico e aos impactos das mudanças climáticas. Atualmente, 84 distritos já foram atingidos pelo surto.
A operação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), com apoio da Embaixada do Brasil em Lusaca e da Receita Federal.