Notícias
Brasil envia apoio humanitário a Myanmar após terremoto
O Brasil enviou doação humanitária com 13 toneladas de itens emergenciais para auxiliar a população de Myanmar afetada por terremotos que atingiram a região central daquele país asiático em 28 de março passado.
O Embaixador do Brasil em Yangon, Gustavo Rocha de Menezes, entregou ao governo myanmarense suprimentos médicos para atendimento emergencial; refeições nutricionais desidratadas; purificadores de água portáteis; e soro fisiológico. Os suprimentos médicos são oriundos de “kits” de medicamentos e insumos do Sistema Único de Saúde, administrado pelo Ministério da Saúde, e foram doados sem comprometer o abastecimento nacional. O Movimento União BR contribuiu com suprimento de soro fisiológico.
A carga chegou ao Aeroporto Internacional de Yangon em 5 de maio. No dia seguinte, foi realizado ato de entrega simbólica com a participação do Ministro-Chefe do Governo da Região de Yangon, U Soe Thein e de autoridades de Myanmar. Na cerimônia, o Embaixador do Brasil reiterou a mensagem de solidariedade da parte brasileira ao povo e ao governo myamarense. O Ministro, por sua vez, agradeceu pela solidariedade brasileira e pela atenção às famílias impactadas.
A doação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS); e em coordenação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MOFA) de Myanmar, a Embaixada do Brasil em Yangon, a Secretaria da Receita Federal e pelo Movimento União BR, que teve apoio da Viveo e do Instituto Far Hinode.
