Notícias
Brasil e Zimbábue Reforçam Parceria no Setor Algodoeiro

- Reunião comitê gestor Zimbábue
Durante as discussões, foi ressaltada a importância de implementar tecnologias brasileiras que auxiliem os produtores zimbabuanos a superarem desafios como a escassez de água. Além disso, o Coordenador-Geral de Cooperação Técnica para a África, a Ásia e a Oceania da ABC, Nelci Caixeta, destacou a importância dos esforços para garantir o engajamento mútuo entre as instituições brasileiras e zimbabuanas, alinhando ações a realidades orçamentárias e estratégicas.
Entre as ações previstas pelo Comitê Gestor para 2025, estão a compra de equipamentos para as Unidades Técnicas Demonstrativas de Kadoma e Gokwe, além da realização de uma missão de representantes zimbabuanos ao Brasil, com o objetivo de conhecer experiências brasileiras em políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Também serão promovidos treinamentos para capacitar extensionistas zimbabuanos e técnicos do Cotton Research Institute (CRI) e da AGRITEX, com foco em atividades práticas, como a organização de dias de campo.
Outras iniciativas incluem a elaboração de um manual de capacitação em políticas públicas e programas voltados para a agricultura familiar, um seminário sobre sistemas de comercialização do algodão e uma capacitação para compreensão de tendências de mercado no setor algodoeiro. Por fim, está previsto um treinamento específico sobre a aplicação de defensivos, reforçando as boas práticas agrícolas e a sustentabilidade do setor.
O Comitê acordou estender a vigência do projeto até 2027, com o objetivo de finalizar atividades fundamentais para o desenvolvimento sustentável do setor algodoeiro.

- Reunião comitê gestor Zimbábue