Notícias
Brasil e UNICEF: parceria internacional com Angola busca melhorar saneamento e gestão de resíduos

- projeto "Saneamento Simplificado Condominial no Município de Viana"
O segundo ano dessa iniciativa de cooperação Sul-Sul confirmou a relevância da parceria entre o Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o governo angolano. A experiência, documentada em publicação lançada em maio de 2025, evidencia os avanços no município de Mulenvos (ex-Viana), na periferia de Luanda, capital do país.
A publicação apresentada aqui destaca que, em 2024, a iniciativa consolidou sua presença junto à comunidade, realizou estudos, promoveu encontros regulares com moradores e iniciou capacitações técnicas para profissionais e catadores de resíduos. Além do engajamento comunitário, o projeto busca reforçar o diálogo político-institucional em Angola.
A partir de boas práticas brasileiras de saneamento condominial e gestão integrada, o projeto aposta no compartilhamento de soluções adaptadas ao contexto local de Mulenvos, marcado pela expansão urbana desordenada e pela carência de infraestrutura básica.
A publicação reafirma que os resultados alcançados são fruto do trabalho coordenado entre países, instituições e comunidades que compartilham saberes, enfrentam desafios comuns e valorizam a construção coletiva de soluções.
Para o desenvolvimento do projeto, a ABC, em parceria com o UNICEF, identificou instituições brasileiras especialistas em saneamento e gestão de resíduos para participarem da iniciativa de cooperação internacional, como a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE) e a Secretaria das Cidades do Ceará, Além de reconhecida expertise no tema, as instituições possuem experiência em contextos semelhantes aos do município angolano no qual o projeto está sendo implementado.
A ABC atua como elo entre as políticas públicas brasileiras e os compromissos internacionais de desenvolvimento, contribuindo para a construção de soluções sustentáveis com base em experiências bem-sucedidas. Com enfoque na Meta 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o projeto reforça o compromisso global em garantir acesso universal à água potável e saneamento seguro até 2030.
A iniciativa é apoiada pelo Fundo IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), mecanismo voltado a ações replicáveis de combate à pobreza e à fome em países do Sul Global, que é gerido pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC).
Baixe aqui a publicação nas versões em português e em inglês.
Saiba mais sobre o projeto: