Notícias
Brasil e OIT reafirmam compromisso com a justiça social por meio da cooperação Sul-Sul

- 113ª CIT – XII Reunião BrasilOIT. 13ª CIT, Sede da OIT (Genebra)
O evento reuniu representantes de alto nível do governo brasileiro, de organizações de trabalhadores e de empregadores e a direção da OIT. As discussões focaram no fortalecimento do Programa de Parceria Estratégica Brasil-OIT.
O Brasil tem atuado conforme os princípios da cooperação Sul-Sul, que tem em conta o aprendizado mútuo, a governança compartilhada e um profundo compromisso com a justiça social. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que a “Justiça Social é a nossa agenda comum”.
Já a diretora-geral Adjunta da OIT para Relações Externas e Corporativas, Laura Thompson, elogiou a liderança e o compromisso do Brasil com o desenvolvimento internacional inclusivo e solidário. “A mensagem continua clara: o Brasil está de volta. Mas, mais do que isso, o Brasil está liderando uma nova era da cooperação para o desenvolvimento”, disse Thompson.
O diretor do Departamento de Parcerias Multilaterais e Cooperação para o Desenvolvimento da OIT, Peter van Rooij, destacou a importância da base tripartite da parceria. “Este não é apenas um modelo de cooperação — é um movimento de responsabilidade compartilhada e transformação. O Brasil e a OIT estão provando que a cooperação Sul-Sul pode gerar impacto escalável e sustentável, por meio da confiança mútua e de um propósito comum”, afirmou.
Encontro
A reunião destacou, igualmente, o papel do Brasil no diálogo político global, incluindo sua atual presidência do BRICS e a presidência do G20 no ano passado, que se concentra na construção de um mundo mais justo e um planeta sustentável por meio de governança inclusiva, emprego e sustentabilidade ambiental.
A diretora-adjunta da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Luiza Lopes da Silva, lembrou que a cooperação Sul-Sul constitui instrumento fundamental para fortalecer as relações do Brasil com os países parceiros. “Ao ampliar e diversificar os vínculos políticos, econômicos, sociais e culturais, a cooperação Sul-Sul é fundamental para enfrentar os desafios do trabalho precário e violações de direitos no Sul Global”, afirmou.
Programa
O Programa de Parceria Brasil-OIT, lançado em 2009, visa promover o trabalho decente por de meio de capacitação, compartilhamento de conhecimento e implementação conjunta de iniciativas.
O atual ciclo do programa (2023-2027), intitulado “Justiça Social para o Sul Global”, prioriza quatro áreas principais: a eliminação do trabalho infantil e forçado; a segurança e saúde ocupacional; a equidade de gênero e raça; e, sistemas de proteção social.
O Brasil contribuiu com mais de US$ 44 milhões para iniciativas da OIT desde 2005, beneficiando quase 40 países do Sul Global, bem como parceiros sociais brasileiros, por meio da Cooperação Sul-Sul e de Fundos Fiduciários Diretos. Esses esforços estão alinhados ao Plano de Ação de Buenos Aires +40 (BAPA+40) e apoiam a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em particular o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8, que trata de trabalho decente e crescimento inclusivo.

- Sr. Tovar da Silva Nunes, Representante Permanente do Brasil junto ao Escritório das Nações Unidas em Genebra (UNOG). XII Reunião de Revisão BrasilOIT

- Sr. Luiz Marinho, MTE. XII Reunião de Revisão BrasilOIT

- Sr. Aloysio Corrêa da Veiga, TST. XII Reunião de Revisão BrasilOIT. 13ª Conferência Internacional do Trabalho

- Sr. Luiz Marinho, MTE; Sra. Laura Thompson, OIT; e S.E. Sr. Tovar da Silva Nunes, Representante Permanente do Brasil junto ao Escritório das Nações Unidas em Genebra (UNOG). XII Reunião de Revisão BrasilOIT

- Sr. José de Lima Ramos Pereira, MPT. XII Reunião de Revisão BrasilOIT

- XII Reunião de Revisão Brasil-OIT. 13ª Conferência Internacional do Trabalho, Sede da OIT, Genebra, Suíça