Notícias
Brasil e Jordânia trocam experiência sobre políticas de alimentação escolar em visita virtual

- Brasil e Jordânia trocam experiência sobre políticas de alimentação escolar
Na ocasião, foram apresentados os programas de alimentação escolar de ambos os países e explorados os aspectos-chave do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) brasileiro, que podem contribuir para a melhoria do Programa Nacional de Alimentação Escolar (NSFP) da Jordânia e aumentar a participação do país no esforço global contra a fome e a pobreza, em iniciativas como a Coalizão da Alimentação Escolar e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Atualmente, o WFP na Jordânia financia 72% do NSFP, enquanto o governo local cobre os 28% restantes. O programa fornece refeições a estudantes em comunidades vulneráveis e campos de refugiados em toda a Jordânia, sendo a única rede de proteção nacional totalmente inclusiva para refugiados.
Modelo brasileiro
Para Paola Barbieri, analista de projetos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a participação e a liderança do Brasil nesses espaços revelam a importância que o Governo dá para o tema. “O Brasil está cada vez mais investido em promover a alimentação escolar no cenário internacional”, disse. “E nessa ocasião, gostaríamos de destacar o fato da Jordânia ser o primeiro país árabe a participar da visita virtual”, ressaltou.
Outros temas abordados foram a governança multissetorial do PNAE, financiamento, e monitoramento e avaliação. Ao apresentar o funcionamento do programa de alimentação escolar brasileiro, a coordenadora geral do PNAE no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Karine Santos, defendeu o caráter universal da alimentação escolar.
“Ao longo dos anos, o governo brasileiro foi entendendo que alimentação escolar é um direito humano, e não uma política assistencialista. Todas as crianças têm direito à alimentação escolar, não apenas as crianças em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.
A coordenadora abordou também a conexão entre nutrição e agricultura, com foco na educação nutricional nas escolas e no apoio à agricultura familiar. Karine encerrou sua fala convidando os representantes do Governo da Jordânia a estarem presentes na Cúpula da Coalizão da Alimentação Escolar, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro, em Fortaleza (CE).
Uma segunda visita virtual está prevista para 28 de maio e contará com especialistas em uma sessão técnica e interativa para esclarecimento de dúvidas.
Fonte e foto: WFP