Notícias
Brasil e Guatemala reafirmam aliança em prol do desenvolvimento sustentável

- Brasil e Guatemala reafirmam aliança em prol do desenvolvimento sustentáve
Os diplomatas discutiram avanços nos projetos de cooperação técnica existentes entre os dois países bem como o interesse em temas para projetos futuros. O encontro destacou iniciativas prioritárias que foram renovadas em 2024, como capacitação no combate a incêndios florestais, a transferência de tecnologia agroindustrial e o intercâmbio em segurança pública, além de falar sobre a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), da qual participam os dois países.
Também foram mencionadas ações humanitárias recentes, como doações de medicamentos, ações de cooperação para combate a incêndios e a resposta humanitária do Brasil ao furacão Eta.
O Chanceler guatemalteco disse que o trabalho com o Brasil tem sido complementar em diversas áreas, mostrando interesse em incrementar a parceria. Martinez mencionou o projeto "Polícia Comunitária", com apoio do Japão, que já capacitou mais de mil policiais locais. “Esse é um trabalho de prevenção com as comunidades”, afirmou. “Quisera todos os países da região tivessem acesso a essa iniciativa”, desejou.
O Ministro também falou sobre o Programa de Bancos de Leite Humano que, atualmente está implementando o Programa de Certificação da Qualidade da Rede Global de Bancos de Leite Humano, em parceria com a Fiocruz, como sendo um dos projetos de referência no país. “O banco de leite, a alimentação escolar e a segurança alimentar, são todos projetos que se complementam”.
Já a Embaixadora Luiza Lopes mencionou que o projeto em alimentação escolar, executado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE), e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é um projeto que está sempre agregando algo de novo. “A peculiaridade dos países parceiros no tema da alimentação escolar é algo que muda, sempre que buscamos novas parcerias”, afirmou a Embaixadora.
Intercâmbio
A troca de experiências por meio da cooperação é também realizada pelo intercâmbio entre equipes de trabalho. Em dezembro de 2023, a ABC recebeu representantes da Secretaria-Geral de Planejamento e de Programação da Presidência da Guatemala (SEGEPLAN) para um intercâmbio técnico com foco em mecanismos de financiamento da cooperação Sul-Sul bilateral, trilateral e da Agência, além da metodologia de quantificação da cooperação Sul-Sul. O lado guatemalteco apresentou o sistema nacional de cooperação e compartilhou as experiências de elaboração do glossário institucional e do sistema informatizado de projetos.
A iniciativa é desenvolvida com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

- Brasil e Guatemala reafirmam aliança em prol do desenvolvimento sustentáve

- Brasil e Guatemala reafirmam aliança em prol do desenvolvimento sustentáve