Notícias
Brasil e FAO lançam projeto para fortalecer abastecimento e comercialização de alimentos na América Latina e no Caribe

- Brasil e FAO lançam projeto para fortalecer abastecimento e comercialização de alimentos na América Latina e no Caribe
O projeto, chamado “Ação regional para fortalecer as instituições públicas membros da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos (Rede SPAA)”, será coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a FAO. A assinatura ocorreu no dia 13 de agosto, durante a X Reunião da Rede SPAA em Cartagena.
Segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo (SOFI 2025), a inflação global dos preços dos alimentos tem superado a inflação geral desde 2020, afetando especialmente os países de baixa renda. Segundo a FAO, fortalecer sistemas públicos de abastecimento é essencial para garantir comida acessível e de qualidade, apoiar a agricultura familiar e reduzir vulnerabilidades agravadas por crises como pandemias e mudanças climáticas.
O presidente da Conab, Edegar Pretto, ressaltou que é a primeira vez que uma instituição membro da Rede SPAA destina recursos diretamente para fortalecer toda a cadeia de abastecimento regional. A ação tem duração prevista de 20 meses e envolverá tanto ações nacionais como regionais, beneficiando os 19 países da rede.
Para a Ministra Andréia Rigueira, Chefe de Ganiete da ABC, “o Brasil acredita profundamente na cooperação sul-sul, na qualidade de ferramenta estratégica para o desenvolvimento sustentável, baseada em solidariedade, respeito mútuo, troca de experiências e construção conjunta de soluções. A assinatura deste novo projeto representa expressão concreta desse compromisso”.
Na prática, o projeto vai apoiar governos a aprimorar políticas, programas e estruturas que garantem o fluxo de alimentos do campo até as mesas das famílias, com prioridade para cadeias curtas e sustentáveis. Os países participantes também terão papel ativo na execução e no desenho de estratégias.
Para João Intini, Oficial de Políticas e Sistemas Alimentares da FAO, a Rede SPAA representa uma das respostas mais estratégicas para enfrentar o alto custo dos alimentos e proteger a agricultura familiar: “Esses sistemas ajudam a mitigar os impactos da crise de preços e das mudanças climáticas, com políticas públicas inclusivas que fortalecem os sistemas agroalimentares.”
Com a nova iniciativa, Brasil e FAO reforçam a cooperação Sul-Sul como ferramenta para promover segurança alimentar e desenvolvimento sustentável em toda a região.