Notícias
Brasil e El Salvador realizam a XIII reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica

- Brasil e El Salvador realizam a XIII reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica
A delegação brasileira, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), é composta por representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do Ministério do Esporte, da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O grupo está em El Salvador para a elaboração de quatro projetos de cooperação nas áreas de saneamento rural, esporte inclusivo para pessoas com deficiência, uso de biofertilizantes e comercialização e abastecimento de produtos agrícolas.
Além das reuniões técnicas serão realizadas visitas de campo para avaliar, in loco, as principais demandas da população e os desafios locais, com o objetivo de construir ações conjuntas baseadas em políticas públicas já testadas e com bom desempenho no Brasil, práticas que podem ser replicadas no pais centro-americano.
A cerimônia de abertura da semana de trabalhos, realizada no dia 05/05, contou com a presença do embaixador do Brasil em El Salvador, Luís Eduardo Villarinho; do embaixador de El Salvador no Brasil, Luís Alberto Aparicio; do subdiretor-geral da Agência de El Salvador para a Cooperação Internacional (ESCO), William Deleón; e da coordenadora-geral de cooperação técnica com a América Latina, Caribe e Europa da ABC, Maria Augusta Ferraz.
As autoridades de ambos os países destacaram a importância da cooperação técnica como instrumento para a melhoria das condições de vida da população, especialmente frente aos desafios globais como as mudanças climáticas e a promoção da sustentabilidade ambiental.
O Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica reforça o compromisso compartilhado entre Brasil e El Salvador com a solidariedade internacional e o desenvolvimento sustentável, além de estreitar os laços de cooperação entre as nações. A missão busca não apenas o diálogo, mas também a implementação de ações concretas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das populações envolvidas.
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e sua homóloga, a Agência de El Salvador para a Cooperação Internacional (ESCO) atuam como coordenadoras dessa iniciativa, garantindo que os projetos discutidos durante a reunião se traduzam em resultados efetivos para ambos os países.
A iniciativa é desenvolvida com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

- Brasil e El Salvador realizam a XIII reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica