Notícias
Brasil e China realizam evento na 44ª Conferência da FAO sobre a cooperação trilateral com foco em segurança alimentar no Sul Global

- Parceria entre a ABC e a FAO tem promovido a segurança alimentar, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural
O encontro reuniu representantes de alto nível de governos, organismos internacionais e países parceiros para debater estratégias conjuntas voltadas ao combate à fome e à pobreza por meio da cooperação Sul-Sul e trilateral.
Coorganizado pelo Brasil pela China, o evento reafirmou o papel estratégico dessa modalidade de cooperação para enfrentar os desafios alimentares globais. A ABC teve participação central no painel de alto nível, compartilhando experiências e boas práticas da cooperação brasileira com países em desenvolvimento.
Durante o evento, o secretário do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Moisés Savian, destacou a recente assinatura de um memorando de entendimento entre Brasil e China para promover o codesenvolvimento de maquinário agrícola adaptado à agricultura familiar. “Acreditamos que soluções acessíveis e pensadas desde os territórios são essenciais para enfrentar simultaneamente a fome, a pobreza e a crise climática”, afirmou.
O diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, saudou o protagonismo do Brasil e da China na agenda da cooperação Sul-Sul. “É hora de fortalecer o multilateralismo e articular os diversos mecanismos existentes. Essa cooperação é um divisor de águas”, disse.
Em nome do Brasil, a embaixadora do Brasil junto à FAO, Carla Barroso, ressaltou o papel da ABC na construção de parcerias eficazes com organismos internacionais, promovendo projetos sustentáveis e de impacto concreto. A atuação da ABC na coordenação de cooperação trilateral com a FAO tem gerado resultados relevantes em países como Moçambique, Senegal e Haiti, promovendo a segurança alimentar, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural.

- Parceria entre a ABC e a FAO tem promovido a segurança alimentar, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural

- Secretário do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Moisés Savian