Notícias
Brasil e Argentina concluem projeto em gestão integrada de recursos hídricos
O seminário “Desenvolvimento de capacidades da Argentina e do Brasil na área de gestão integrada de recursos hídricos” foi realizado na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), de 11 a 13 de julho último, em Brasília.
Participaram do evento, pelo lado brasileiro, representantes da ANA e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), coordenadora da iniciativa. A delegação argentina contou com técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Política Hídrica (SIPH) e do Instituto Nacional de Água, além da homóloga argentina da ABC, a Agência Argentina de Cooperação Internacional e Assistência Humanitária Cascos Blancos (ACIAH).
Além da apresentação da avaliação final do projeto, a Diretora-Presidente da ANA, Veronica Ríos, e o Diretor da SIPH, Pablo Storani, assinaram documento referente a uma nova fase da iniciativa, “Gestão Integrada de Recursos Hídricos – Fase III”, que traduz o interesse das duas instituições, no sentido de prosseguir com a cooperação técnica em gestão de recursos hídricos.
Avaliação
O seminário apresentou os resultados alcançados pelo projeto, tendo concluído que a iniciativa contribuiu para o fortalecimento técnico das duas instituições ligadas à gestão de recursos hídricos. Tanto a ANA como a SIPH reiteraram a importância do intercâmbio de informações, com vistas à capacitação do quadro técnico e ao aprofundamento da relação institucional.
Para Pablo Storani, o projeto concorreu para “fortalecer os vínculos entre os dois países, abordar questões destinadas a melhorar a gestão integrada dos recursos hídricos por meio da cooperação transfronteiriça, além de fortalecer o SIPH em sistemas de monitoramento hidrometeorológico e transferir para a agência argentina a experiência na área de segurança de barragens e na gestão de reservatórios de uso múltiplo”.
Novo projeto 2023-2025
Como reflexo dos bons resultados alcançados e diante da avaliação da ANA após missão de prospecção realizada em Buenos Aires, em maio último, foi negociada terceira fase da iniciativa. Para os dirigentes de ambas agências, o documento de projeto “Gestão Integrada de Recursos Hídricos – Fase III” tem por objetivo aprofundar os conhecimentos técnicos já abordados no projeto anterior, com relação ao monitoramento hidrológico e à prevenção de eventos críticos. Além disso, outros temas serão tratados, como o uso da tecnologia da informação para a gestão de recursos hídricos e a experiência da Bacia do Rio São Francisco.