Notícias
Brasil doa, em caráter emergencial, soros antiaracnídicos a paciente pediátrica na Colômbia

- Brasil doa, em caráter emergencial, soros antiaracnídicos a paciente pediátrica na Colômbia
A entrega dos soros foi feita dentro do prazo necessário para a eficácia do soro no tratamento da paciente pediátrica (22 horas). O transporte da doação foi realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), na madrugada do dia 30 de dezembro, com chegada a Bogotá na manhã do dia 31 de dezembro. Os soros foram prontamente entregues pela Embaixada do Brasil em Bogotá ao Ministério da Saúde da Colômbia e encaminhados para administração à paciente, que teve boa evolução clínica reportada até o momento.
A Embaixada do Brasil em Bogotá e a ABC receberam, no próprio dia 31 de dezembro, agradecimento formal da Chancelaria colombiana, pela rápida articulação da operação dentro do prazo emergencial necessário para a administração do soro na criança.
A operação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, e pela Embaixada do Brasil em Bogotá, e teve apoio do Ministério da Saúde e da OPAS/OMS.
Os soros doados são provenientes dos estoques do Ministério da Saúde, e a operação não compromete o abastecimento interno brasileiro.