Notícias
Brasil apoia mulheres produtoras de algodão no Equador com capacitação e manutenção de maquinário

- Brasil apoia mulheres produtoras de algodão no Equador com capacitação e manutenção de maquinário
O treinamento vai beneficiar diretamente a Associação de Mulheres Construtoras de Manabí Tierra (AMUCOMT), formada por 127 integrantes, a maioria mulheres, que produzem algodão em pequena escala no distrito de Tosagua, no Equador. A associação utiliza uma mini beneficiadora móvel doada pelo projeto +Algodão em 2020. Desde então, a máquina já processou 27 toneladas de algodão, agregando valor à produção e melhorando a renda das agricultoras.
Na Embrapa Algodão, o professor recebeu treinamento prático sobre manutenção e troca dos mecanismos internos da máquina, manejo da fibra no campo e no laboratório e uso de um kit de maquinário adaptado à agricultura familiar. A agenda incluiu também uma visita à Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização de Terras (EMPAER-PB), também parceira do +Algodão, onde conheceu os sistemas integrados e diversificados de produção (algodão e alimentos de maneira consorciada), foi capacitado na produção de bioinsumos e, ainda, em metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
Após quatro safras de uso intenso, a mini beneficiadora precisava de ajustes e troca de peças. O especialista treinado no Brasil ficará responsável por realizar a manutenção, treinar as integrantes da associação e garantir a qualidade da fibra produzida.
A cooperação entre a FAO e o governo do Brasil adquiriu as peças para os ajustes na mini beneficiadora, o que garantirá o beneficiamento do algodão da agricultura familiar algodoeira do Equador. Atualmente, esta é a única máquina de beneficiamento de algodão em funcionamento no país.
O projeto +Algodão é uma parceria de cooperação entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), a FAO e seis países da América Latina, incluindo o Equador, para fortalecer a produção de algodão em bases sustentáveis e melhorar as condições de vida de agricultores familiares.