Notícias
Brasil amplia cooperação em sistemas alimentares sustentáveis

- Brasil amplia cooperação em sistemas alimentares sustentáveis
A iniciativa foi realizada no âmbito do projeto "Fortalecimento da Agenda Regional de Sistemas Alimentares para o Contínuo Urbano-Rural na América Latina e Caribe", parceria do governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com a FAO e com o governo mexicano.
Nesta missão ao México, a delegação brasileira contou também com a participação de especialistas da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) que, em conjunto com representantes do MDS, apresentaram o Programa Alimenta Cidades e o Plano Nacional de Abastecimento (PNAA) do Brasil, modelos que integram agricultura familiar, logística e inclusão social.
A delegação brasileira teve ainda a oportunidade de conhecer de perto o programa mexicano "Alimentação para o Bem-Estar", que opera mais de 25 mil pontos de venda de alimentos acessíveis. O grupo visitou as centrais de abastecimento locais, como a CEDA (Central de Abastos da Cidade do México), para ver, in loco, como funciona a política mexicana neste tema.
Durante a missão, foram abordados desafios comuns aos dois países como o controle inflacionário de alimentos, o combate ao desperdício, a integração da agricultura familiar às políticas públicas, as tecnologias para abastecimento, além de aspectos relacionados à produção, à oferta, ao acesso e ao consumo sustentável de alimentos saudáveis em espaços urbanos, com foco em populações vulneráveis e tendo em conta a equidade de gênero.
O projeto busca contribuir para a promoção de sistemas alimentares urbanos mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis nos países da América Latina e do Caribe