Notícias
Apoio brasileiro às vítimas do Ciclone Idai no Zimbábue
Foi realizada, no último dia 4 (quinta-feira), cerimônia oficial organizada pelo escritório local do
Programa Mundial de
Alimentos (PMA)
para formalizar a entrega da doação de US$ 50,000 do governo brasileiro para atender às necessidades locais resultantes da passagem do Ciclone Idai pela região leste do Zimbábue.
A cerimônia foi presidida pelo representante e diretor local do PMA, Eddie Rowe, e contou com a presença, em representação do governo zimbabuense, do Secretário Permanente do Ministério do Obras Públicas, Trabalho e Bem-Estar Social, Simon Masanga. Eddie Rowe confirmou que os recursos recebidos do Brasil serão utilizados para a aquisição de produtos destinados ao programa de alimentação escolar implementado pelo PMA nos locais atingidos pelo ciclone.
Houve comparecimento maciço da imprensa local (14 jornalistas), que registraram os discursos proferidos pelo diretor do PMA, pela Embaixadora brasileira no país, Ana Maria Morales, e pelo Senhor Masanga, bem como a cerimônia que se seguiu de assinatura de documento que formalizou a doação.
O ciclone tropical Idai chegou primeiramente a Moçambique, durante a noite de 14 para 15 de março de 2019, perto da cidade de Beira, província de Sofala, no centro do país. O ciclone provocou chuvas torrenciais e ventos nas províncias de Sofala, Zambézia, Manica e Inhambane. O ciclone continuou em terra como uma tempestade tropical e atingiu o leste do Zimbábue com fortes chuvas e fortes ventos. A tempestade causou ventos fortes e precipitação intensa nos distritos de Chimanimani e Chipinge, causando inundações ribeirinhas e repentinas e mortes subsequentes, bem como destruição de meios de subsistência e propriedades. De acordo com o PMA, o desastre no Zimbábue levou cerca de 250.000 pessoas a uma situação de insegurança alimentar.
A doação brasileira foi articulada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , unidade do governo federa responsável por coordenar as ações de resposta emergencial internacional de caráter humanitário promovidas pelo Brasil.