Notícias
AlimentaLAB é lançado com foco em sistemas alimentares sustentáveis

- AlimentaLAB é lançado com foco em sistemas alimentares sustentáveis
O AlimentaLAB é uma das iniciativas do Projeto InovaSAN (nome que une Inovação e Segurança Alimentar e Nutricional), fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, e o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil. O evento contou com a participação de representantes do governo brasileiro, de organismos internacionais e da sociedade civil.
A ferramenta serve para o registro de experiências de países do Sul Global que contribuam para a construção de sistemas alimentares mais justos, saudáveis e resilientes às mudanças climáticas. Sistemas alimentares sustentáveis são os que garantem acesso a alimentos saudáveis, seguros e nutritivos para todas as pessoas, sem esgotar os recursos naturais e sem comprometer os meios de vida de quem produz.
O papel da cooperação internacional no fortalecimento de ações como essa foi destacado pela Embaixadora Luiza Lopes da Silva, Diretora Adjunta da ABC. Em sua fala na abertura do evento, indicou o forte potencial da nova plataforma, que vem somar-se a outra iniciativa pioneira assemelhada - o Observatório de Desenvolvimento Integrado e Sustentável, recentemente desenvolvida e lançada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, também em parceria com a ABC. Indicou que o compartilhamento de experiências e boas práticas passa a ocorrer em tempo real e com grande riqueza de detalhes, permitindo que as boas iniciativas de cada país possam ser conhecidas e, eventualmente adaptadas/aplicadas pelos demais.
A coordenadora de Promoção da Alimentação Saudável do MDS, Gisele Bortolini, apresentou o calendário das iniciativas temáticas na plataforma AlimentaLAB. “Todas as iniciativas podem ser registradas a qualquer momento. Mas teremos a consolidação das experiências para apresentação em e-book e compartilhamento em webinários”, disse.
Já Lilian Rahal, Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, apontou que o laboratório será um espaço de valorização e troca de práticas inovadoras. “A iniciativa que se oficializa hoje fomenta ações para encorajar políticas e programas de forma intersetorial para sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Partimos de desafios comuns com outros países, e a cooperação permite a troca de tecnologias inovadoras que nos ajudam a enfrentar esses desafios.”
Para Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, o AlimentaLAB é um espaço colaborativo para difundir experiências que promovam as políticas públicas no campo da segurança alimentar. “Esta iniciativa faz parte de um projeto ainda maior, o InovaSAN, que propõe a construção de caminhos sustentáveis importantes para enfrentar os desafios climáticos”, afirmou.
O prazo para a inclusão de iniciativas no tema “clima e sistemas alimentares saudáveis” é até 31 de agosto de 2025; já o tema “políticas alimentares urbanas”, até 30 de novembro de 2025; ”ambientes alimentares” terá prazo até 30 de abril de 2026; e, “compras públicas”, até 30 de junho de 2026.
Para acessar o edital para inscrição de iniciativas inovadoras em sistemas alimentares sustentáveis, acesse alimentaLAB.prosas.com.br